Não faz tanto tempo assim que os blogs surgiram, não é mesmo? No início, esse formato era usado como uma versão digital dos diários, onde as pessoas podiam escrever sobre seu dia, seus sentimentos e pensamentos, compartilhando tudo com seus amigos. E aí se formou o problema, já que, por esse histórico, muitos ainda não levam a sério seu potencial comunicativo no âmbito profissional. Mas a verdade é que manter um blog é uma tarefa bastante complexa, que pode trazer resultados incríveis para qualquer empresa que se disponha a levar a missão a sério! Para tanto, é preciso criatividade para se manter atualizado, engajar seus visitantes e convertê-los em clientes. Preparado para essa tarefa? Então confira agora mesmo nossas dicas para a construção de um blog profissional que alavancará seus resultados de uma vez por todas! Vamos lá?
Escolha domínio e hospedagem
O domínio nada mais é que seu endereço na internet. Você pode começar com domínios grátis para ganhar experiência e se familiarizar com as plataformas e o tipo de trabalho, mas um blog profissional precisa mesmo é de um domínio próprio. Vamos combinar que suaempresa.com.br soa muito mais profissional quesuaempresa.blogspot.com, não é mesmo? Além do mais, registrar um domínio hoje em dia é extremamente simples, rápido e barato! Com seu endereço garantido, você precisa de um sistema de hospedagem, que permitirá efetivamente colocar sua página no ar. Em seguida, busque uma ferramenta para customizar sua página e realizar postagens. Algumas pessoas constroem seus próprios sistemas, mas também é possível usar ótimos sistemas já prontinhos, como o WordPress, uma plataforma de publicações muito prática, usada por dezenas de milhões de sites por aí.
Defina a aparência do blog
O layout do seu blog deve refletir visualmente sua empresa e seus valores. Assim, temas mais escuros combinam com organizações sérias e tradicionais, enquanto opções claras podem se encaixar mais adequadamente com um negócio jovem e inovador, por exemplo. A coerência mostrada nesses detalhes ajuda sua marca a ganhar força. Nesse caso, outro bônus do WordPress é que ele oferece uma seleção de layouts profissionais já completamente configurados e com preços super em conta!
Determine sua abordagem
Chegamos ao passo mais importante na hora de criar seu blog profissional: definir o conteúdo. Afinal de contas, de nada adianta ter um visual incrível se seus textos não são interessantes, não concorda? Assim, alinhe seus posts aos objetivos da companhia e conheça bem seu público, de forma a adequar sua linguagem. Como não é fácil criar material de qualidade, pesquise, escreva e revise para criar textos únicos, que realmente sejam o grande diferencial do seu blog. Lembre-se de que visitantes querem novas perspectivas e pontos de vista, com artigos originais e instigantes. Se sua página não oferece isso, os usuários possivelmente não retornarão!
Crie um ciclo de postagens
Desenvolva um cronograma de postagens que mantenha seu blog sempre dinâmico. Se você atualiza a página com frequência, naturalmente transforma visitantes casuais em leitores assíduos, que retornarão ao blog várias vezes em busca de conteúdo novo. E o melhor é que esses leitores conquistados certamente compartilharão seus posts com sua rede de contato, atraindo cada vez mais novos usuários. Nesse sentido, uma boa estratégia é informar aos visitantes a regularidade das postagens, como um simples aviso de “novo post toda segunda e quinta” no cabeçalho. Só isso já garante que eles estarão de volta nesses dias. Quanto à regularidade das postagens, saiba que essa é uma das coisas que você vai ter que experimentar até encontrar um equilíbrio funcional para sua equipe e seus visitantes.
Mantenha seu blog organizado
Uma boa maneira de organizar seu blog profissional é por meio dos usos das tags. Uma vez que cada post tem temas e assuntos recorrentes, as tags tratarão de direcionar seus leitores caso desejem descobrir mais sobre determinado assunto em especial. Só não se esqueça de que esses recursos devem estar bem visíveis no layout para deixar a navegação mais rápida e intuitiva. Além disso, ao final de seus posts, sugira leituras similares para que os visitantes passem mais tempo no site lendo diversos de seus artigos!
Engaje os visitantes
A interação é uma excelente forma de estabelecer relacionamentos e fidelizar visitantes. Dessa maneira, esforce-se para responder aos comentários e aos e-mails recebidos de maneira ágil, demonstrando autoridade e profissionalismo. Leve em consideração as críticas e nunca tente rebatê-las de modo agressivo. O segredo é criar um ambiente de diálogo e debate no seu blog, pois os leitores gostam de receber atenção e de se sentir bem-vindos a compartilhar suas próprias ideias.
Agora que você já está pronto para colocar seu blog profissional no ar, clique aqui e confira o que a Hostbits oferece em relação a registro de domínios e hospedagem de sites! Dê o primeiro passo rumo a essa nova empreitada com o pé direito! E não deixe de voltar para comentar e compartilhar suas impressões conosco, ok?