O mercado de hospedagem de site nunca esteve mais aquecido no Brasil. De acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR), já foram registrados mais de 3.8 milhões domínios “.br”.
Com tantos sites existentes, é certo que boa parte dos concorrentes de sua empresa estão presentes na Internet e, neste exato momento, estão em uma intensa disputa por clientes.
Em meio a isso, imagine que o seu site fique fora do ar e assim permaneça por cerca de 3 horas por causa ao serviço de hospedagem que você contratou.
Já pensou no número de novos clientes que o seu negócio perderia nesse meio tempo? O quanto a concorrência, que investiu em serviços mais qualificados, lucraria em cima do seu transtorno?
Para que a sua empresa não sofra com esse tipo de situação, elencaremos alguns problemas comuns que as hospedagens de baixa qualidade proporcionam, além, é claro, de algumas dicas para evitá-los. Vamos começar?
1. Domínios gratuitos
Obter um domínio gratuitamente pode não parecer um problema quando a intenção é criar um site para uso pessoal.
No caso de sites corporativos, isso é totalmente prejudicial à imagem da empresa, pois demonstra que ela não investiu 1 centavo sequer para oferecer uma experiência satisfatória.
Além disso, quando o cliente não faz o registro do domínio em seu nome, ele corre sérios riscos de perder os direitos sobre o a patente, caso a empresa contratada alegue tê-la registrado por conta própria.
Portanto, verifique se a empresa que fornece o serviço de hospedagem de site é certificada e qualificada para registrar domínios pagos.
2. IP compartilhado
Quando uma página da web é hospedada em um servidor compartilhado, um mesmo endereço de IP é utilizado pelos demais sites.
Isso significa que, se qualquer um dos sites encaminhar e-mails infectados ou praticar SPAM, o IP automaticamente cairá na lista negra dos servidores de e-mail. Com isso, a sua empresa terá dificuldades para entrar em contato com os clientes.
Para evitar que isso aconteça, solicite um IP dedicado junto ao serviço de hospedagem ou utilize ferramentas específicas de E-mail Marketing.
3. Propaganda enganosa
O mercado está repleto de empresas desconhecidas e obscuras, que oferecem um serviço de alto nível por um preço muito baixo em comparação às empresas bem reconhecidas.
Tais empresas geralmente não têm condições — em termos de estrutura — de entregar o que é ofertado.
As pessoas por trás do negócio não são sérias, tampouco éticas, e, certamente, não prestarão o devido suporte técnico quando os problemas começarem a surgir.
Dê preferência às empresas que já possuam certa experiência e credibilidade no mercado, pois essas são transparentes, contam com uma infraestrutura adequada e estipulam preços condizentes com o que é ofertado.
4. Suporte técnico de baixa qualidade
Conhecer a qualidade do suporte técnico é tão importante quanto contratar uma hospedagem eficiente, visto que qualquer serviço dessa natureza está sujeito a falhas.
Nessas horas o mais importante é saber que poderá contar com uma equipe de suporte bem capacitada e atenciosa.
E como tirar conclusões antes mesmo de assinar um plano? É simples: procure saber o horário de funcionamento e encaminhe mensagens de e-mail, telefonemas e chat para o setor de suporte técnico.
Contrate uma empresa de hospedagem de site confiável
A melhor maneira de prevenir a sua empresa de futuros transtornos é levar em conta, como principais critérios, a reputação da empresa no mercado — tanto na qualidade da hospedagem como o suporte técnico.
Procure fazer uma breve análise dos clientes que a empresa possui, avalie o tempo de resposta das suas páginas e, se achar pertinente, contate-os para saber suas opiniões.
Ainda não sabe como fazer esse tipo de avaliação? Então continue em nosso blog e confira tudo o que você precisa saber sobre hospedagem de sites!