Seu maior desejo no momento é alavancar a estratégia de crescimento da empresa? E quando você pensa nesse processo, o marketing está envolvido? Pois essa é a hora de avaliar o papel do marketing na sua estratégia, afinal, o setor não serve apenas para divulgar produtos e serviços, mas também para atrair, reter e engajar clientes, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso do seu negócio.
E quando pensamos em marketing, temos o costume de olhar para ações grandiosas, não é verdade? Mas é preciso se lembrar que existem, sim, outras ferramentas muito menos onerosas que podem trazer retornos surpreendentes para você. E é aí que entra o e-mail marketing. Preparado para saber como essa modalidade pode auxiliar na estratégia de crescimento da sua empresa? Então confira:
Comunicação direta com os clientes
São milhões de contas de e-mail no mundo que formam um verdadeiro mar de oportunidades para você se relacionar com sua audiência, já que a maioria dos consumidores prefere receber ofertas e outros conteúdos de marcas exatamente por meio do e-mail. E como esses compradores em potencial estão cada dia mais conectados, cria-se um canal de comunicação perfeito para que você interaja com a sua audiência e entregue valor a ela sem maiores entraves.
Nutrição de leads
Após o primeiro contato de um visitante com seu site, blog, landing page ou rede social, você passa a ter um lead, ou seja, um interessado no que você tem a oferecer. Conquistando o primeiro voto de confiança — que é o endereço de e-mail desse lead —, você já pode traçar sua estratégia de e-mail marketing para nutrir esse relacionamento, ou seja, educando esse contato a respeito do seu mercado e mostrando como você pode ajudá-lo a resolver determinado problema ou necessidade.
Confiança e engajamento
Conforme os leads interagem com seu e-mail marketing, criam uma relação de confiança com a marca, que normalmente leva ao engajamento. Esse engajamento é refletido no compartilhamento dos conteúdos que você envia, na menção da sua marca nas redes sociais e nas recomendações feitas a outras pessoas. E isso gera mais visibilidade para a marca. Assim, quanto maior for o alcance de suas ações, maior será seu público e maior será também sua taxa de conversão, o que contribui diretamente para a estratégia de crescimento da empresa.
Segmentação facilitada
O alto poder de segmentação do e-mail marketing permite que você crie ações personalizadas e mais eficazes de vendas, auxiliando seus clientes a traçarem a jornada do consumidor com mais tranquilidade. Além disso, ao acompanhar as interações de cada cliente com sua comunicação — verificando conteúdos mais clicados, produtos mais vistos e dias e horários com maior taxa de aberturas, por exemplo —, você aprofunda seus conhecimentos sobre o comportamento de compra do seu público e aprimora ainda mais sua estratégia de crescimento da empresa, focando em atender às reais necessidades de seus consumidores. Com clientes mais satisfeitos, as vendas aumentam e seus resultados de negócio também. Simples assim!
E se você não pode mais esperar para ver a sua empresa crescer de uma vez por todas, conheça também os 4 principais erros na criação de uma campanha de e-mail marketing! Evitando esses erros, suas chances de sucesso aumentam ainda mais! Então o que ainda está esperando para colocar todo esse conhecimento em prática? Comente aqui e nos conte a quantas anda esse processo em sua empresa! Participe!