Criando um blog profissional: por onde começar?

Se você está antenado com as melhores ferramentas de marketing digital para sua empresa, sabe da importância que um blog profissional tem para atrair leads e construir sua autoridade na internet, certo? Mas talvez o que você ainda não saiba é exatamente por onde começar sua estratégia de marketing de conteúdo com um blog. Pois é por isso que falaremos, hoje, sobre os primeiros passos para se criar um blog profissional de sucesso. Pronto para essa aventura? Então acompanhe:

Qual é o propósito do seu blog?

Saber exatamente o que você espera que o blog profissional traga de retorno para seu empreendimento é fundamental para que você direcione suas postagens, mantendo o foco a cada novo conteúdo publicado. Além disso, tendo objetivos bem definidos, você pode identificar métricas de desempenho e acompanhá-las com mais facilidade, visualizando seu sucesso dia após dia.

Para quem você escreve?

Assim como você constrói uma buyer persona para direcionar suas estratégias de marketing e vendas, deve saber exatamente para quem seu blog é direcionado. Não se esqueça que quando você tem um perfil de leitor bem definido, desenvolve conteúdos personalizados, fala a mesma língua que sua audiência e, com isso, envolve os visitantes, gerando engajamento.

Qual será o domínio do seu blog?

A escolha do domínio é fundamental para garantir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e também para fixar o nome da sua página na mente de seus seguidores. O segredo é que o domínio seja de fácil memorização, de preferência com a grafia simples, sem caracteres especiais ou nomes estrangeiros. O domínio mais utilizado é o .com, mas existem muitas outras alternativas que podem ser utilizadas — confira as dicas deste post para saber como escolher o melhor domínio para seu blog.

Onde hospedará seu blog profissional?

Existem diversas plataformas onde você pode hospedar seu blog profissional e obter ferramentas que auxiliem tanto a gestão quanto o design do site. Atualmente, a plataforma mais utilizada é o WordPress, mas você pode optar pelo Blogger ou, ainda, por anexar o blog ao site da sua empresa. Se tiver dúvidas com relação à hospedagem do seu blog, a Hostbits pode ajudar!

Que tipo de conteúdo será produzido?

Antes de definir o formato, é preciso ressaltar que todo conteúdo produzido para seu blog profissional deve ser altamente relevante, ou seja, contribuir de alguma forma para que cada visitante se torne um lead, iniciando sua jornada de consumidor junto à empresa. Quanto ao formato, é claro que os blog posts serão maioria, mas você pode diversificar sua abordagem criando vídeos, podcasts, infográficos, e-books e outros materiais mais aprofundados, que contribuam para as conversões.

Como você dará visibilidade ao blog?

Ok, seu blog profissional está no ar. Mas quem o conhece? Como você vai atrair as pessoas? Pois nessa hora o primeiro passo é otimizar tanto o blog quanto o conteúdo com estratégias de SEO, visando obter melhores posicionamentos nos mecanismos de busca. Depois, aproveite todo o potencial de viralização das mídias sociais e compartilhe seu material em diversas plataformas — como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube e assim por diante. Lembre-se de que quanto mais pessoas tiverem contato com o conteúdo que você produz, maiores serão as chances de ver seu blog explodindo de acessos.

Como acompanhar os resultados?

Toda estratégia de marketing deve trazer retorno, não é verdade? E, no caso do blog, você pode mensurar esse retorno acompanhando o número de visitantes, o número de conversões, de comentários, de compartilhamentos, de direcionamento de tráfego para o site, entre outras métricas. Nesse sentido, uma das ferramentas mais utilizadas para mensurar resultados de blog profissional é o Google Analytics — com o qual a plataforma da Hostbits tem integração.

Pronto para colocar o seu blog no ar e fazer dele um sucesso de visitas? Então aproveite para conhecer 4 dicas para escolher o template ideal para seu blog WordPress e comece já!