Atualmente mesmo quem não tem tanta intimidade com a rede sabe muito bem que a maioria esmagadora das pessoas passa o dia conectada à web, certo? Porém, nem todo mundo ainda entendeu o estrondoso poder das redes sociais, ambientes onde essas mesmas pessoas passam boa parte do seu tempo. Mais do que apenas plataformas para se jogar conversar fora, postar fotos fofas de gatinhos e discutir política, sites como o Facebook e o Twitter são também excelentes ferramentas para a divulgação de páginas profissionais — além, claro, de alavancarem o posicionamento nas buscas do Google, como já falamos aqui no blog. Mas como usar adequadamente as redes sociais para blog? Bem, isso é o que vamos ver logo a seguir:
Invista em posts patrocinados
Apesar de já existirem táticas para se conseguir um bom alcance do conteúdo por meio das redes sociais de forma gratuita, a maneira mais rápida de atingir um bom número de usuários continua sendo com os posts patrocinados. E o lado bom dessa história é que isso nem custa muito caro, viu? Com cerca de 20 reais você já pode divulgar seu post para até 100 mil pessoas, dependendo dos filtros que forem aplicados. Certamente vale testar!
Aproxime-se da audiência
Como as pessoas adoram saber que existem outras pessoas do lado de lá das telas dos computadores, mostrar o que acontece por de trás das cortinas — ou dos bites — do seu blog ajuda a criar um sentimento de proximidade com a audiência. Fotos e vídeos fazem muito bem esse trabalho. E essa aproximação posteriormente pode, é claro, ser transformada em cliques e lucro!
Interaja com o público
Se as pessoas estão conversando com seu perfil nas redes sociais, não fique apenas assistindo. Lembre-se: o segredo está na interação! Assim, procure falar com eles também e, quem sabe, transforme o papo em conversões. E caso ninguém esteja falando nada, seja você o proativo, incentivando a participação da sua audiência.
Chame a atenção com vídeos
Segundo alguns dados da Cisco, uma das maiores empresas de soluções de redes da atualidade, até 2017 os conteúdos em vídeo serão responsáveis por 58% do tráfego da internet pelo mundo afora. E se mais da metade da web anda procurando especificamente por isso, por que não entregar à audiência aquilo que ela quer?
Saiba o que estão dizendo
Praticamente desde que o mundo é mundo é que se sabe que conhecimento é poder. E isso não deixa de ser verdade no mundo da internet. Portanto, aproveite os sistemas de busca das redes sociais para descobrir o que estão falando sobre seu blog, quais conteúdos fazem mais sucesso e quais têm potencial para melhorar ou até mesmo serem deixados de lado.
Incentive o visitante a se tornar seguidor
Além do atemporal e sempre potente e-mail marketing, as redes sociais também são excelentes ambientes para transformar seus visitantes em potenciais clientes. Por isso, insira em seu blog alguns botões que incentivem o usuário a conhecer seu perfil e se tornar um seguidor! Não custa absolutamente nada e pode fazer maravilhas por seu negócio.
Pense em conteúdos compartilháveis
Se teve uma coisa que o Buzzfeed nos ensinou é que todo mundo adora listas, não é mesmo? Mas também existem outros tipos de conteúdos bastante compartilháveis que você pode abordar no seu blog. Segundo uma pesquisa da Ipsos, 61% dos usuários da web costumam compartilhar conteúdos que consideram interessantes, 43% preferem conteúdos tidos como importantes e outros 43% preferem os conteúdos engraçados. Saber o que é interessante, importante e engraçado para sua audiência depende apenas de seus esforços.
Com quase metade do Brasil presente nas redes sociais, marcar território no meio se tornou de suma importância para qualquer página que deseje fazer sucesso na web. Por isso, não deixe de aproveitar todas as vantagens das redes sociais para blog que apresentamos por aqui!
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