Quando o assunto é busca na internet, praticamente só vem Google à cabeça, não é mesmo? E isso o coloca no centro das atenções de qualquer empreendedor que queira estabelecer um bom posicionamento na web, ganhando algumas posições no ranking de buscas orgânicas. Pois para atingir esses resultados, só desenvolvendo uma boa estratégia de SEO focada no que se sabe a respeito dos algoritmos do buscador — em especial do Hummingbird —, que coloca a relevância do conteúdo acima de tudo o que você já vinha fazendo. Essa é a era da web semântica! Mas como exatamente melhorar seu posicionamento no ranking do Google atualmente? Melhor conferir nossas valiosas dicas a seguir:
Aposte no poder da qualidade
Se antes o que importava era a quantidade de palavras-chave contidas em cada página, o que importa agora é a relevância do conhecimento que você compartilha com os internautas. Assim, quanto mais aderência seu conteúdo tiver às buscas realizadas no Google, melhor será seu posicionamento no ranking. Essa atualização nada mais é que uma continuidade da política do Google de proporcionar uma experiência cada vez mais personalizada para seus usuários, o que vem dando certo à medida que seus robôs evoluem para um entendimento mais aprofundado do comportamento de navegação geral.
Dessa forma, crie conteúdos originais, inéditos e estruturados, variando o tamanho de cada um para atender aos mais diversos perfis de usuários da internet — já que, enquanto uns estão propensos a ler um post de 2 mil palavras, outros querem respostas bem mais objetivas, como o simples resultado de uma conta de mais ou menos, por exemplo. Como variação e qualidade se vai longe.
Produza conteúdo visual
Hoje se vive uma verdadeira enxurrada de vídeos na internet, que servem para mostrar como o conteúdo que você compartilha pode ser multimídia e promover uma experiência diferenciada para o público. E o Google sabe disso melhor do que ninguém! Portanto, para ver sua marca subir de vez no ranking do Google, crie conteúdo visual, como infográficos, imagens, vídeos e tabelas, por exemplo. Só não se esqueça de trabalhar as palavras-chave no nome dessas imagens para que você melhore ainda mais seu posicionamento nos resultados das buscas, ok?
Seja você mesmo para gerar credibilidade
Muitas empresas simplificam os termos originais de suas áreas de atuação para que pessoas com menos entendimento possam compreender e se instruir com seus conteúdos. Mas por mais que essa atitude seja louvável, procure não fazer isso em todo o site! Utilizando termos técnicos e próprios do seu mercado, você constrói sua autoridade na rede e atrai a atenção do Hummingbird com mais facilidade, atingindo um público mais segmentado e preparado para realmente se relacionar com sua empresa.
Torne-se responsivo
Desde o dia 21 de abril deste ano, o Google vem priorizando sites responsivos em seus resultados de busca, recompensando aqueles empreendedores que valorizam seus clientes ao proporcionarem uma experiência de navegação única e de qualidade em qualquer dispositivo, seja ele mobile ou não. Sendo assim, se você ainda não conta com um site responsivo, chegou a hora de investir!
Vale destacar que essas mudanças no comportamento do Google em relação ao posicionamento de seus resultados de busca não excluem o trabalho de SEO que você já vem fazendo em suas páginas — o que inclui títulos, palavras-chave, links internos e assim por diante. Mas é preciso não só dar continuidade a esse trabalho como começar a se adequar aos novos requisitos para garantir um bom posicionamento no ranking do Google! Então o que ainda está esperando?
Agora comente aqui e nos conte a quantas anda essa sua preparação! Seu site já é responsivo? Que tipo de conteúdo normalmente produz e publica? Compartilhe suas experiências conosco e participe da conversa!