A possibilidade de mensurar resultados é uma das principais vantagens que o marketing digital proporciona para os anunciantes, em comparação com o marketing convencional. No entanto, ainda é grande o número de empresas que não utilizam ferramentas de métricas. O motivo? Na maioria dos casos a falsa crença de que esse trabalho é complexo.
O Google Analytics é a mais popular das ferramentas de métricas e também uma das mais completas. Se pensarmos na construção de sites, teremos o WordPress como o maior sistema de gerenciamento de conteúdo.
Sabendo de todo esse contexto, hoje mostraremos a você como instalar o Google Analytics no WordPress e qual o papel dessa ferramenta na sua estratégia de marketing digital.
O que é Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do próprio Google para que empreendedores e donos de sites possam mensurar as estatísticas relacionadas a ele, seja um blog, um site institucional, um e-commerce ou, até mesmo, uma landing page.
Entre outras coisas, essa ferramenta permite que você saiba quantos usuários acessam seu site em um determinado período, quantas pessoas estão online em tempo real, quais páginas são acessadas, quanto tempo eles costumam ficar no site, a origem desse tráfego, entre tantas outras métricas.
Resumindo, ele fornece uma centena de informações, que, por meio de uma análise criteriosa, podem se transformar em conhecimento para ajudar a empresa a se posicionar diante dos seus concorrentes e do mercado como um todo.
Como funciona?
O Google Analytics é uma ferramenta simples de utilizar, mas que pode ser complexa, quando analisada do ponto de vista do seu desenvolvimento. Seu funcionamento se baseia em um pedaço de código fornecido por eles e que precisa ser instalado em todas as páginas do site. Ele contém um identificador único que liga a coleta de dados à respectiva conta na ferramenta.
Toda vez que um usuário visita o site, o navegador carrega esse código ao baixar o conteúdo da página em questão. A partir desse momento, a ferramenta passa a registrar os dados relacionados àquele acesso em seu banco de dados, que os exibe em formato de métricas na interface do analista.
Por que ele é importante?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao Google Analytics, no entanto, é unânime a opinião de que ele é uma ferramenta essencial para um site. Afinal de contas, de que adianta investir em divulgação e marketing digital se você não puder medir e observar o comportamento dos usuários no site? Seria o mesmo que ter uma loja no escuro.
Como instalar o Google Analytics no WordPress?
Como falamos acima, para ter essa ferramenta instalada em seu site é necessário implementar o código fornecido por eles em todas as páginas do seu site. Caso seu site seja construído em nossa ferramenta, basta seguir este tutorial. No caso do WordPress, para evitar que você precise “meter a mão” no código propriamente dito do site, a plataforma fornece duas formas de integrar as ferramentas.
A primeira opção para implementar o Analytics no WordPress é por meio do próprio tema escolhido para o site. Muitas opções de templates comercializados já possuem uma área dentro do ambiente de administração para a inserção do código. Dessa maneira o próprio tema já distribui o código igualmente ao longo de todas as páginas.
Caso o tema não permita essa integração, é possível fazê-la também por meio de plugins específicos. Entre os mais conhecidos está o Google Analytics by Yoast, desenvolvido pelas mesmas pessoas que fazem o SEO Yoast — um dos melhores plugins de SEO do mercado.
Uma vez que o plugin esteja instalado e ativado basta seguir os passos indicados pela própria ferramenta para configuração do Google Analytics no WordPress. Caso ainda fique alguma dúvida é só acessar o guia do próprio Google com os primeiros passos com a ferramenta.
Entender o que os visitantes fazem em seu site e de que forma eles interagem com as páginas é fundamental para analisar a eficácia das suas iniciativas de marketing. Integrar o Google Analytics no WordPress é apenas o primeiro passo dessa jornada de mensuração e otimização.
Gostou deste conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba tudo o que publicamos no blog em sua caixa de entrada!