Uma das maiores dificuldades para quem gerencia sites, principalmente de e-commerce, é saber como o cliente ou potencial consumidor interage com o que a empresa tem a oferecer. Essa dificuldade, quando superada, permite que ações que facilitam a compra ou melhoram a comunicação loja-público aconteçam.
Isso é possível por meio de ferramentas de análise de tráfego, e uma das mais utilizadas é o Google Analytics que, de forma gratuita, permite que o gestor obtenha diversos desses dados. Apresentaremos neste texto essa ferramenta e comentaremos rapidamente como ela pode ser incorporada ao site.
Conhecendo melhor o Google Analytics
Por meio de um plugin ou instalação em dispositivos móveis, o gestor obtém vários dados de acesso durante a permanência do usuário no site, como:
origem do acesso;
frequência de acesso;
browser;
idioma;
tempo de permanência;
páginas acessadas;
métricas em tempo real;
momento do acesso;
por onde chegaram ao site.
Os dois últimos itens, por exemplo, permitem determinar qual o melhor momento para realizar as postagens e o modo ideal de divulgação do site. Um detalhe importante é que essa aquisição e a análise são executadas em tempo real.
A grande quantidade de informações geradas seria um problema se não fosse possível interpretá-la. Por isso, a melhor característica do Google Analytics está na forma intuitiva e clara de fornecer os relatórios de acesso. Ao apresentar gráficos em função do tempo, o gestor pode identificar tendências facilmente e compreender cada uma das variáveis.
Sobre a questão financeira, para pequenas empresas, o Google Analytics é gratuito, fornecendo informações suficientes para uma análise completa. Para grandes organizações, há o Analytics 360, que é pago e possui ainda mais funcionalidades.
Instalando a ferramenta
A grande eficiência na aquisição de dados de acesso proveniente do Analytics é devida ao uso de um script em Java e de cookies anônimos. Ao acessar o site, tais cookies são enviados aos usuários para obtenção de informações pessoais, mas públicas. Uma delas, por exemplo, é se esse é um primeiro acesso ou não.
Há várias formas de instalá-lo em seu site. Uma delas consiste em, após a inscrição no site da Google, copiar o código fornecido e colar no site para vinculá-lo. Depois disso é necessário seguir um passo a passo para configuração, que inclui o código de acompanhamento.
Outra maneira, bem mais fácil e intuitiva, é instalar o plugin do WordPress. Aliada à facilidade de uso de hospedagem da própria plataforma, utilizar o plugin evita todas as possíveis fontes de erro durante a configuração em código. Nesse caso você ainda deve possuir uma conta associada à Google, mas a configuração e ativação script são muito mais simples.
Por fim, o Google Analytics pode facilmente ser associado com outras ferramentas de análise da Google, como o Adwords, fornecendo uma visão ainda mais global do funcionamento de seu site.
A otimização de site em si não gerou os resultados esperados? Precisa saber se uma campanha está rendendo muitos acessos e como cada usuário está interagindo com seu conteúdo? Agora você já sabe como fazer pra obter essas respostas, e o que é melhor, de forma gratuita.
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