Google Search Console: um guia básico com tudo o que você precisa saber

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que te ajuda a entender como o Google vê seu site. 

Assim como o Google Analytics, o Search Console é um recurso fundamental para mapear a jornada do usuário nas páginas do seu website, analisar e fazer otimizações.

Mas o Webmasters Tools, como também era conhecido por desenvolvedores, sofreu algumas alterações ao longo do tempo, tornando-se mais simples de operar, até mesmo por quem não tem conhecimento técnico.

Portanto, preparamos um guia básico sobre o Google Search Console que vai servir para fazer otimizações relacionadas ao SEO, além de te ajudar a estruturar ações de marketing para garantir mais conversões.

Boa leitura!

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que possibilita analisar o tráfego, ver o desempenho de palavras-chave, além de receber mensagens sobre erros no seu site. 

Essa ferramenta fornece informações sobre o desempenho de um site na pesquisa orgânica, além de sugerir maneiras de otimizá-lo no índice do Google. 

O Search Console foi lançado pelo Google em 2006, quando ainda era oficialmente chamado de “WebMaster Tools”. 

A ferramenta mudou de nome em 2015, mas foi no ano de 2018 que o Google Search Console mudou significativamente, oferecendo uma série de novos recursos para os usuários.

Por que utilizar o Google Search Console no seu site?

Hoje, o Google é o principal motor de busca da web, permitindo que milhões de usuários busquem por produtos, soluções e pesquisem sobre as melhores formas de resolver um problema específico.

Isso significa que é uma ferramenta importante para qualquer empresa que depende de um site para vender produtos ou para gerar leads por meio de tráfego orgânico.

Assim, através do Search Console, você tem uma infinidade de insights que pode aplicar nas suas páginas para melhorar a desempenho digital do seu negócio.

Da mesma forma, por meio da ferramenta, empresas podem descobrir novas oportunidades de classificação, aumentar o desempenho existente e saber exatamente como as pessoas estão acessando seu site.

Além das informações e dados estatísticos que oferece, o Search Console também fornece a sua empresa ferramentas para corrigir problemas que podem impedir seu bom desempenho.

A seguir, confira os principais benefícios do Google Search Console para o seu site:

  • Ajuda a entender como as páginas do seu site estão indexadas no Google
  • Otimiza a experiência do usuário nas páginas do seu site ou e-commerce
  • Ajuda a realizar otimizações no código HTML
  • Contribui para o aumento do tráfego orgânico
  • Possibilita monitorar os links que apontam para o seu site e melhorar a sua estratégia de backlinks.

Qual a diferença entre o Search Console e o Analytics?

Enquanto o Google Analytics analisa o comportamento dos visitantes do site, o Search Console ajuda a saber como eles chegam lá. 

Ao contrário do Google Analytics, o Google Search Console fornece apenas informações sobre o tráfego proveniente da pesquisa na Web – não de outros segmentos, como tráfego direto, tráfego de anúncios ou tráfego de referências de sites.

SAIBA MAIS: 5 melhores plataformas de pagamento para a sua loja virtual.

Como configurar o Search Console no seu site

Para ter acesso a todos os benefícios do Search Console, antes é preciso instalá-lo e configurá-lo. 

Veja como:

  1. Para criar uma conta, acesse a página do Google Search Console e clique em “Iniciar Agora”.
  2. Logo após, adicione o site e prove que ele é seu. Clique em “Add a Site” e digite a URL;
  3. Na página seguinte, escolha “Alternate Methods” e selecione “HTML tag”;
  4. O sistema fornece um código HTML que deve ser colado na home page do site. Quem usa o WordPress, deve clicar em “Aparência” e, depois, em “Editor”. Em outras ferramentas, é preciso descobrir como ter acesso ao HTML da home. Lá, adicione o código fornecido pelo Google;
  5. Salve as modificações e, no Search Console, clique em “Verify”;
  6. Pronto!

Após a verificação, vá para a página inicial da ferramenta. Você pode navegar por suas propriedades no canto superior esquerdo, excluir uma ou adicionar novas.

No menu do lado esquerdo estão todos os recursos do Search Console que ajudarão você a entender a indexação, o tráfego, a qualidade do link e os problemas encontrados pelo Google em sua página.

Usar o Google Search Console é relativamente fácil, mesmo para iniciantes. Um dos seus grandes méritos é detectar problemas automaticamente — facilitando na hora de decidir quem fará o serviço.

Quais são as principais funcionalidades desta ferramenta do Google?

O Google Search Console oferece ferramentas e relatórios para acompanhar as seguintes atividades:

Saúde do site

Visão geral de suas estatísticas e taxas gerais e se o Google encontrou algum problema.

Além disso, você também acessa detalhes sobre o desempenho de suas páginas em cada um dos produtos do Google.

Crawl (Rastreamento)

Confirmação de que o Google pode localizar e rastrear seu site.

Indexação (Google Index)

O Search Console releva possíveis problemas de indexação, reindexando solicitações de conteúdo novo ou atualizado.

Tráfego Orgânico

Veja com que frequência seu site aparece na Pesquisa Google, como resultado de quais consultas de pesquisa seu site é exibido, com que frequência os usuários clicam em seu site para essas consultas e muito mais.

Inspeção de URL

Encontre detalhes sobre erros no código, tags canônicas, inconsistências de usabilidade, etc.

Problemas Gerais

Receber notificações quando o Google se depara com indexação, spam, blackhat e demais análises avançadas. 

Backlinks

Backlinks são um importante recurso de otimização de SEO. Com o Serach Console você consegue acompanhar quais páginas possuem links apontam para o seu site.

Indexação Mobile-First

O grau de compatibilidade com dispositivos móveis de cada uma das suas páginas e se há espaço para melhorias.

Sitemaps

Sitemap é um documento de texto que serve para facilitar a indexação do seu site no Google.

Dessa forma, o Serch Console fornece Informações sobre o status atual de seus sitemaps enviados e quaisquer problemas de indexação que os bots possam ter encontrado.

Outras ferramentas e relatórios relevantes

Também há relatórios sobre problemas de segurança, ações manuais, links, migrações, e redirecionamentos. 

Além disso, você tem acesso ao AMP e ferramentas de teste de compatibilidade com dispositivos móveis.

Otimize o seu site com o Google Search Console

Neste artigo, entendemos os benefícios do Google Search Console para a sua estratégia digital. 

Além disso, também vimos como essa ferramenta gratuita do Google oferece uma série de funcionalidades e relatórios que servem tanto para o marketing como para profissionais de SEO e desenvolvedores.

Você já utiliza o Search Console no seu site? Compartilhe este artigo nas redes sociais e leve essa informação adiante!