Sabemos que a informação é um patrimônio de grande valor para as organizações. Os dados que uma empresa gera e armazena contêm informações valiosas, importantes, estratégicas.
Na era digital, a caneta e o papel quase não aparecem, e os arquivos guardam projetos, ideias, contratos, propostas comerciais, bem como os sistemas e sites da empresa.
Nesse contexto, precisamos entender o que é backup e qual a sua importância.
O que é backup?
O backup é um procedimento técnico realizado manual ou automaticamente, que visa realizar uma cópia dos dados (arquivos) a fim de garantir que os mesmos estejam disponíveis para restauração em caso de defeitos em hardware (computador), incêndio, invasões de hacker, formatação de computadores, entre outros fatores.
Formas de se fazer um backup
Existem diversas formas conhecidas de realizar um backup. Com o tempo, o modelo foi evoluindo e, hoje, temos diversas opções. Vamos conhecer?
Backup manual para o mesmo computador
A maneira mais simples de se fazer um backup é realizando uma cópia manual de um ou mais arquivos para outra pasta, no mesmo computador. Nesse caso, fica claro que, se o computador apresentar algum defeito em seu disco rígido (HD), danos por vírus ou qualquer dano físico, tanto os arquivos originais quanto as suas cópias serão perdidos. Esse modelo de backup não é nada funcional, é manual e nota-se que é bem caseiro.
Backup para discos externos
Estamos falando agora de um modelo um pouco mais seguro. Nesse procedimento, os dados são copiados para uma mídia externa, ou seja, para um local diferente do computador de origem.
Essa mídia pode ser um DVD ou um HD externo, um pendrive ou outro computador. Sendo assim, caso o computador de origem apresente defeito ou falha física, é possível recorrer à cópia de segurança. Essa abordagem, apesar de mais segura, ainda pode oferecer riscos, pois mídias externas como CDs e DVDs têm seu desgaste natural e pendrives ou HDs externos também podem apresentar defeitos e falhas físicas.
Backup em nuvem
Sem dúvida, chegamos à melhor opção. O backup de arquivos em nuvem garante segurança e disponibilidade.
Nesse procedimento, os dados são copiados para um servidor localizado em um ambiente totalmente diferente do computador de origem e, geralmente, em um data center com alto padrão de segurança.
Para o meio corporativo, os fornecedores do serviço disponibilizam os meios para envio automatizado dos arquivos para a nuvem. Além disso, esses servidores contam com redundância de dados e servidores extras que garantem alta disponibilidade em caso de falha em um ou mais computadores.
Com os arquivos disponíveis na nuvem, é possível acessá-los a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando possuir acesso à internet e um dispositivo como notebook, tablet ou smartphone.
Falando um pouco de TI
O conceito do que é backup pode ser estendido quando se fala de tecnologia da informação. Os softwares e sites que uma empresa constrói ou adquire são ativos de grande valor no mundo digital. Eles são construídos utilizando diversos arquivos chamados de código-fonte. Eles também controlam todo o fluxo de atividades de uma empresa e, sem eles, muitas empresas não estão preparadas para seguir com seus processos diários.
O site de uma empresa, por exemplo, tem seus arquivos publicados em um servidor na internet através de um protocolo conhecido como FTP (File Transfer Protocol). Para transferir os arquivos ao servidor onde o site está hospedado, basta utilizar um programa conhecido como cliente FTP. Existem vários disponíveis gratuitamente no mercado. Ao enviar esses arquivos ao servidor, temos um backup, ou seja, uma cópia desses arquivos em um servidor na nuvem. Além disso, empresas desse segmento oferecem backups diários desses arquivos de forma a oferecer o restore em caso de perdas.
Já as empresas que produzem seus próprios softwares podem se beneficiar das ferramentas de controle de versão para versionar seus arquivos-fonte na nuvem, mas esse é assunto para um próximo post!
Enfim, nota-se que o backup é um procedimento de grande importância para qualquer pessoa ou organização. Não deixe para depois e garanta a proteção da informação!
Se você gostou do assunto, tem alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências, deixe o seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!