Há quem acredite que o gerenciamento de sites e de outros recursos associados a eles é de extrema complexidade.
De fato, as tarefas exigem algum conhecimento técnico. Contudo, para elas existem ferramentas facilitadoras, que ajudam bastante na performance do administrador.
Entre as mais funcionais está o cPanel, que é um painel de controle disponibilizado pelas empresas de hospedagem de sites e que permite a administração de todas as funcionalidades contratadas.
Funcionalidades do cPanel
Por meio de uma interface de fácil assimilação, que é disponibilizada em várias línguas — como em português do Brasil, para os serviços contratados em nosso país —, é possível gerenciar recursos sem a necessidade de alta qualificação técnica para tanto.
Entre as funcionalidades possíveis, o cPanel possibilita:
- o gerenciamento facilitado de contas de e-mail, inclusive com configuração de conta padrão para recebimento de todos os e-mails enviados a determinado domínio e redirecionamento automático de e-mails para outros destinatários;
- a configuração de respostas automáticas para e-mails recebidos;
- o bloqueio de contas de e-mails de remetentes indesejados;
- a alteração de senhas de acesso ao painel de controle e ao FTP;
- o gerenciamento de DNS;
- o gerenciamento de domínios e de subdomínios;
- o gerenciamento de FTP, com criação de múltiplas contas;
- o gerenciamento de arquivos, com a possibilidade de carregar, mover, nomear e apagar arquivos e diretórios sem a necessidade de utilizar o FTP;
- a verificação da disponibilidade de espaço no disco do servidor contratado para determinada conta;
- o backup de todo o conteúdo de uma conta;
- a criação de áreas restritas no diretório do site protegidas por senha;
- a personalização de páginas de erro;
- a criação de bancos de dados;
- a administração de bancos de dados via web por meio do programa phpMyAdmin;
- o bloqueio de IPs específicos para que os usuários deles não tenham acesso ao site;
- a proteção de conteúdos por meio de hotlinks;
- o gerenciamento das estatísticas de acesso.
Vale destacar que o cPanel é diferente do módulo WHM, que veremos com mais detalhes adiante, e que tem funções projetadas para os administradores de serviços de hospedagem ou para os revendedores de serviços web.
Acesso ao cPanel
O acesso ao cPanel pode ser feito de três formas, todas elas utilizando o navegador da internet.
Para acessar o painel basta digitar no navegador uma das três alternativas seguintes:
- http://dominio/cpanel
- http://domínio:2082
- https://dominio:2083
Após acessar o link digitado, antes de abrir a página do cPanel o navegador abrirá uma janela onde devem ser digitados o login e a senha fornecidos pelo serviço de hospedagem.
Módulo WHM
Para o administrador de um serviço de hospedagem ou para o cliente que contrata um plano de revenda em um serviço de hospedagem, além do cPanel também é disponibilizado acesso ao módulo WebHost Manager (WHM), que é o módulo de gerenciamento de hospedagem web.
Por meio desse painel, o revendedor consegue criar contas, definir planos de hospedagem, gerenciar zonas de DNS e habilitar e desabilitar recursos no cPanel que é enviado aos clientes, o que será feito de acordo com os planos contratados.
Cabe ressaltar que é disponibilizado ao cliente do revendedor acesso somente ao cPanel da conta por ele contratada junto à revenda, sem possibilidade de acesso ao módulo WHM.
Demonstração
https://cpanel.com/demo/
Agora que você já sabe para que serve o cPanel, que tal nos seguir nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram)? Assim você sempre receberá nossas atualizações.