A velocidade com que a internet alterou a maneira como trabalhamos, vendemos e nos relacionamos obrigou as empresas a descobrir novos caminhos para atrair seus clientes. Se até pouco tempo atrás estar online era uma opção, atualmente é mais que uma necessidade – é, sim, obrigação.
Mesmo que seu negócio não seja digital, a maior parte dos seus clientes buscará por informações na internet antes de procurar sua empresa. Dessa forma, ter um site corporativo, que forneça o mínimo de informações necessárias para ajudar na tomada de decisão, acaba sendo um excelente canal de marketing para a sua marca. Mas construir um site corporativo não significa apenas colocar uma página no ar e esperar que os clientes venham até você – é fundamental um tanto de planejamento. Assim, para ajudá-lo nessa jornada, elaboramos abaixo algumas dicas sobre os primeiros passos para desenvolver um site corporativo. Acompanhe!
Conheça sua empresa e seu público
Conhecer seu próprio negócio é o primeiro passo antes de começar a desenvolver um site corporativo. Ainda que pareça óbvio, muitos gestores que esquecem deste detalhe acabando criando páginas completamente inúteis para a empresa. Assim, antes de iniciar, revise quais são os objetivos da sua empresa, onde e como ela e se destaca e de que maneira um site pode ajudá-lo a vender mais.
Feito isso, volte-se ao seu público. Definir o público que seu site quer atingir fará você criar um canal mais eficiente de comunicação. Seu público não precisa ser, necessariamente, as pessoas que já compram seu produto. É muito comum que um site sirva para atrair novos tipos de consumidores.
Defina sua comunicação
Após definir seu perfil e o do seu público, é fundamental encontrar a melhor maneira de se comunicar com eles e passar a real intenção do seu site. Se a ideia é vender mais, um site mais comercial pode ser mais útil do que um site conceitual, cuja a ideia central é mostrar a marca.
A comunicação do seu site impactará absolutamente todos os elementos da página, das cores utilizadas, tipo de fonte e até como serão escritos suas chamadas. Muitos sites acabam tendo baixas taxas de conversão por não serem criados voltado ao público-alvo da empresa.
Decida pelas ferramentas
Com todo o material que você já reuniu até agora e tendo uma visão clara do seu público e de qual imagem quer passar, chegamos ao momento de decidir como será o seu site. Este passo é imediatamente anterior à contratação de uma empresa de tecnologia ou mesmo à liberação do seu time para criar a ferramenta.
Um site corporativo pode precisar de um blog ou muitas páginas explicando cada produto. Neste ponto, utilizar uma plataforma ao estilo WordPress pode ser a melhor solução. Por outro lado, há sites corporativos mais simples que demandarão apenas algumas páginas. Dentro disso, também há algumas outras decisões a serem tomadas, como a inclusão de vídeos, interações, comentários, redes sociais, entre outros. Todas essas ferramentas devem ser focadas para melhorar a experiência do usuário com o site e aumentar as conversões, seja em número de páginas visitadas ou na geração de leads.
E você, tem alguma dica sobre como criar um site corporativo? Aproveite os comentários abaixo para complementar nossa lista.