Quando o assunto análise de métricas de marketing digital vem à tona, o Google Analytics é a primeira ferramenta lembrada por praticamente qualquer profissional da área. Isso acontece pois, além de ser a plataforma de web analytics mais utilizada, é também um dos sistemas mais completos no que diz respeito aos dados fornecidos aos donos de sites.
No entanto, de nada adianta instalar e utilizar a ferramenta se você não souber o que significa cada uma das métricas do Google Analytics. Por esse motivo, nós separamos neste post 4 dos principais indicadores da plataforma que você precisa conhecer.
4 métricas do Google Analytics que você precisa conhecer
Visualizações de página e páginas por visita
Estas duas métricas estão reunidas em um mesmo item, pois ambas se relacionam bastante. A primeira diz respeito à quantidade de páginas do site que foram visitadas em um determinado período. Acontece que ela sozinha não diz muito ao analista e, por conta disso, pode ser considerada uma forma de medida da vaidade.
Já a segunda opção, as páginas por visita, é uma métrica do Google Analytics que deriva da primeira e pode trazer informações muito mais relevantes sobre o comportamento dos visitantes. Ela mostra a quantidade média de páginas visitadas por usuário que acessou o site. Quanto maior for esse valor, maior será o engajamento de seus visitantes.
Visitantes e visitas
Falando em visitantes, podemos dizer que este termo pode ser facilmente confundido com as visitas, até mesmo pelos analistas mais experientes. O número fornecido pelo Google Analytics como visitantes — ou visitantes únicos —, significa a quantidade de pessoas que acessou o site, sem levar em consideração quantas vezes um único usuário fez isso.
Já o número de visitas apresenta quantas vezes o site foi visitado, independente da quantidade de visitantes. Ou seja, se uma mesma pessoa acessar 5 vezes ao longo do dia o Google Analytics vai considerar 1 visitante e 5 visitas — ambas refletem diretamente a audiência absoluta das suas páginas na internet.
Taxa de rejeição ou bounce rate
Esta é uma das métricas do Google Analytics mais temidas pelos profissionais de marketing digital. Isso porque ela apresenta o percentual de pessoas que acessaram uma página do site, não interagiram com ela — ou seja, não clicaram em nada — e foram embora.
Independentemente do segmento da empresa e do tipo do website, essa é uma forma de medida que não deve ser analisada de forma absoluta. O correto é analisá-la a partir de cada uma das páginas com uma segmentação que separe o indicador conforme as fontes de tráfego.
Afinal de contas, a taxa de rejeição de um post do blog tende a ser maior do que a relacionada a uma landing page, por exemplo.
Percentual de novas visitas
Esse é um indicador que mostra qual a porcentagem de visitantes que estão acessando o seu site pela primeira vez. Ou seja, ela pode ajudar tanto em análises relacionadas à aquisição de novos usuários quanto à retenção daqueles que já conhecem a sua página.
Isto significa que um percentual muito baixo pode indicar uma boa retenção com falhas na aquisição. Enquanto uma taxa muito alta pode mostrar boa aquisição, mas com problemas para reter os visitantes e fazê-los retornar ao site.
Mensurar e monitorar o comportamento dos visitantes é um dos trabalhos mais importantes para empresas que desejam ter melhores performances online. Para este trabalho ser eficiente é fundamental, portanto, compreender as principais métricas do Google Analytics e suas possibilidades de análise.
Continue navegando em nosso blog e descubra também a importância do Google Analytics para seu site e como fazer a instalação correta da ferramenta.