Checklist Black Friday: como preparar o seu site para picos de acesso?

A Black Friday tá chegando e com ela o pico de acessos nos e-commerces. Neste período, até mesmo grandes lojas virtuais precisam verificar se o servidor vai suportar o alto volume de clientes. Mas como preparar o seu site para a Black Friday 2023?

Somente no último ano, as vendas registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões.

Para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima um aumento considerável de 9,5% nas vendas.

Então, se você ainda não está preparado para uma das melhores datas para o comércio eletrônico do ano, confira o checklist e saiba como preparar o seu site para a Black Friday!

1. Certifique-se de que a sua hospedagem vai aguentar o pico de acessos na Black Friday

A primeira missão para preparar o seu site para a Black Friday de 2022 é conferir se o seu provedor atual de hospedagem vai suportar o tráfego.

Para isso, é importante recorrer aos dados dos períodos anteriores e fazer uma projeção para este ano.

  • Qual a sua meta de vendas para este ano?
  • Quantos acessos você está esperando para o dia da Black Friday?

Como já mencionamos, não é incomum que sites sofram com instabilidades nesta época do ano, portanto, após analisar os dados considere realizar um upgrade no seu plano de hospedagem.

SAIBA MAIS: Checklist de Hospedagem para Loja Virtual

2. Verifique a escalabilidade do servidor

Para garantir que seu site de e-commerce funcione bem na Black Friday ou em outros momentos de muitos visitantes, você precisa ter um sistema que possa “crescer” conforme necessário. 

Isso significa que, se muitas pessoas estiverem acessando seu site de uma só vez, ele não vai ficar lento ou travar.

Aqui estão algumas coisas que você pode checar junto ao desenvolvedor do seu site:

  • A hospedagem é flexível? Use um serviço que permita aumentar ou diminuir a capacidade do seu servidor conforme a quantidade de tráfego. Isso garante que seu site fique rápido, mesmo quando há muita gente acessando.
  • Há possibilidade de usar máquinas virtuais (VMs)? Pense em usar “máquinas virtuais” que são como cópias virtuais do seu servidor. Se o tráfego aumentar muito, você pode adicionar mais dessas cópias para ajudar.
  • Como está o balanceamento de carga? Configure um sistema para distribuir o tráfego igualmente entre vários servidores. Isso evita que um único servidor fique sobrecarregado.
  • O site conta com monitoramento e alertas? Fique de olho no desempenho do servidor em tempo real e configure alertas para ser avisado se ele estiver sob muita pressão. Assim, você pode tomar medidas antes que o site fique lento.
  • “Podemos testar a escalabilidade?” Faça testes para verificar se o servidor aguenta quando muita gente está acessando. Isso ajuda a encontrar problemas antes que se tornem um grande problema.

3. Elimine todos os recursos não utilizados

Ao eliminar recursos não utilizados, você reduz a carga sobre seu servidor, o que resulta em tempos de carregamento mais rápidos. 

Isso é crucial durante picos de tráfego, como a Black Friday, quando cada visita é valiosa. 

Portanto, certifique-se de revisar periodicamente seu site e manter uma abordagem de “menos é mais” para garantir que ele funcione de maneira eficiente e proporcione a melhor experiência ao cliente.

Aqui está o que você deve considerar:

  • Desative scripts e plugins inúteis: Se você possui scripts ou plugins que não são essenciais para a funcionalidade do site, desative-os ou remova-os completamente. 
  • Exclua mídias desnecessárias: Certifique-se de que todas as imagens e outros elementos de mídia sejam relevantes para o conteúdo do site. Imagens ou vídeos que não são mais necessários devem ser excluídos.
  • Limpeza de Código: Elimine código redundante ou não utilizado em seu site. Isso inclui trechos de HTML, CSS e JavaScript que não têm impacto direto na funcionalidade do site. 
  • Terceirizações e Integrações: Se você usa serviços de terceiros ou integrações com outras plataformas, verifique se todos estão sendo usados efetivamente. Desative ou remova integrações que não são mais necessárias ou relevantes.
  • Redução de requisições externas: cada solicitação externa a servidores de terceiros, como rastreamento de análises, widgets de redes sociais e scripts de terceiros, pode adicionar tempo de carregamento. 

4. Antes do pico de acessos, confira se o backup está em dia

Alguns planos de hospedagem incluem backups periódicos e automáticos, mas vale conferir se esse recurso está ativo no seu e-commerce.

Isso pode parecer algo simples, mas tenha certeza de que com o backup em dia, você vai poder focar com mais tranquilidade em estratégias para garantir mais vendas na Black Friday.

Além disso, esse é um mecanismo de segurança essencial, pois garante que você possa recuperar os seus dados facilmente, mesmo após problemas de mau funcionamento e site fora do ar

5. Revise a versão responsiva

Faça um teste agora e acesse o seu site pelo celular.

Existe alguma dificuldade aparente? Você considera a experiência de compra positiva?

Todos os anos, mais de nós usamos dispositivos móveis para fazer compras online.

Portanto, é crucial garantir que os usuários possam navegar convenientemente em seu site, independentemente do dispositivo que escolherem. 

Se um site não for exibido corretamente e não se adaptar a dispositivos móveis, os visitantes provavelmente o abandonarão e escolherão seus concorrentes.

6. Teste o tempo de carregamento do site

O tempo recomendado de carregamento da página não deve exceder 2 ou 3 segundos. 

Assim, esse é um dos fatores mais importantes que afetam a experiência do usuário.

Logo, cada segundo subsequente significa um risco de uma taxa de rejeição mais alta e, consequentemente, mais clientes abandonando a sua loja. 

Portanto, é crucial minimizar essa probabilidade.

Um site pode demorar para carregar por diversos motivos, por isso, é importante saber o que está impedindo as suas páginas de abrirem mais rápido e resolver cada problema por vez.

Falando em experiência do usuário, esse é outro fator para você analisar e preparar o seu site para a black friday.

7. Cuide da experiência do usuário online

Numa loja física, é comum cuidar das vitrines, espalhar cartazes e cuidar para que tudo esteja organizado antes dos clientes chegarem.

Por outro lado, muitas empresas esquecem de fazer isso no website, que nada mais é do que outro canal de venda.

Então, certifique-se de que navegar no seu site é simples e a experiência de compra é agradável.

Preste atenção à usabilidade e à camada visual.

Em seguida, verifique se a página é intuitiva e orienta o usuário em todas as etapas do processo de compra.

Então, analise sua oferta e faça algumas perguntas:

  • As informações sobre descontos estão visíveis? 
  • Seu código de desconto funciona? 

Tente se colocar no lugar dos potenciais compradores e corrija os problemas encontrados antes do pico de acessos.

8. Faça um bechmarking

Preparar um site para a Black Friday não se trata apenas de melhorar o que você já tem, mas também de entender o que seus concorrentes e empresas do mesmo setor estão fazendo. 

Assim, o benchmarking é uma ferramenta poderosa para obter insights valiosos e se destacar no mercado.

Confira o que fazer:

Análise de Concorrentes

Comece por examinar o que seus concorrentes estão fazendo.

Logo após, visite os sites deles e navegue por suas páginas e analise sua experiência de compra.

Então, observe como eles organizam suas ofertas, suas políticas de preços, opções de pagamento e até mesmo a velocidade de carregamento das páginas.

Pesquisas de Mercado

Além de avaliar seus concorrentes diretamente, recorra a pesquisas de mercado atualizadas disponíveis online.

Elas podem fornecer informações sobre tendências de consumo, expectativas dos clientes e estratégias de marketing que estão funcionando.

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Com base nessas análises, identifique tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos do seu site em comparação com a concorrência.

Pergunte a si mesmo:

O que seu site faz melhor?

Onde você está ficando para trás?

Essa análise permite que você desenvolva estratégias para melhorar e se destacar.

O benchmarking não é apenas uma atividade de uma única vez, mas um processo contínuo à medida que você se adapta às mudanças no mercado e às preferências dos clientes. 

Portanto, use essas informações para aprimorar constantemente seu site, desde a navegação até as promoções e o atendimento ao cliente.

9. Calcule a sua taxa de conversão

Uma boa taxa de conversão depende do histórico da sua empresa, mas também envolve entender qual é a média para o seu setor.

Assim, para aumentar sua taxa de conversão de comércio eletrônico comece descobrindo qual é o padrão para uma empresa como a sua. 

Logo após, calcule a taxa de conversão do seu site seguindo a fórmula:

NÚMERO DE CONVERSÕES (VENDAS) / NÚMERO DE VISITANTES = TAXA DE CONVERSÃO

10. [Extra] Teste!

Você trabalhou duro para preparar seu site para a black friday! 

Portanto, não deixe que algo tão simples como um link quebrado ou um processo de checkout confuso custe uma venda.

Peça a um amigo ou colaborador (de preferência o menos experiente em tecnologia) que tente navegar em seu site.

Em seguida, solicite que ele localize um item em sua loja e conclua o processo de pagamento para que você possa resolver todos os pequenos problemas com antecedência!

Prepare o seu site para a Black Friday com a Hostbits!

Como observamos, preparar um site para a Black Friday requer verificar diversos pontos que vão desde a experiência do usuário no e-commerce até possíveis problemas com o servidor.

Mas além da otimização do site, uma estratégia completa de vendas para a Black Friday inclui elementos como planejamento estratégico, preparação financeira e logística, vendas cruzadas (cross-selling) e remarketing.

Neste ano, diversos e-commerces e lojas virtuais já estão se preparando para um dos melhores dias para vender online e você deveria fazer o mesmo.

Com a Hostbits, além de preparar o seu site para a black friday, você contará com todo o suporte e segurança necessários para estruturar o crescimento do seu negócio.

Por isso, fale com o nosso time caso precise de um upgrade e boas vendas!