A chave para conseguir mais acessos orgânicos para o seu site em 2023 será priorizar a experiência do usuário. Dessa forma, você precisa focar em conteúdo de alta qualidade e manter-se atualizado com as últimas tendências de SEO.
Mas você sabe quais são elas?
Embora a base para a otimização do conteúdo para os motores de busca continue a mesma, novos fatores entram em jogo todos os anos.
Neste artigo, reunimos alguns das mais importantes tendências de SEO para você aplicar no seu site em 2023.
Continue lendo e saiba mais!
Por que investir nas tendências de SEO?
Com as atualizações do algorítimo do Google cada vez mais constantes, é imprescindível que você entenda como adaptar o seu conteúdo para os motores de busca, ou vai perder acessos.
Somente do último semestre de 2022, foram 4 atualizações.
No geral, essas revisões incluíram principalmente reviews de produtos, atualizações gerais do algorítimo e principalmente um update que verifica se o conteúdo foi produzido por robôs.
Assim, com o avanço de poderosas ferramentas de IA, como o ChatGPT, é importante voltar a sua estratégia de SEO para a produção de conteúdos criativos e humanizados.
A seguir, reunimos as tendências de SEO que julgamos ser as mais pertinentes para aplicar no seu site. Confira!
7 tendências de SEO para ficar de olho nos próximos anos
1. Estratégia de Topic Cluster
Topic Cluster é uma estratégia de SEO que se concentra em organizar o conteúdo do site em torno de um tópico principal.
Ela envolve a criação de um conteúdo conhecido como “Pilar” e vários sub-tópicos relacionados, chamados de “Clusters”.
Além disso, essa tendência de SEO tem gerado diversos cases de sucesso e pode ser aplicada na arquitetura do seu conteúdo.
A seguir, confira um exemplo de como a estratégia de Topic Cluster pode funcionar pra você:
- Escolha um tópico principal (Pilar) relevante para o seu negócio e crie uma página principal de conteúdo abrangente sobre esse tópico.
- Identifique vários sub-tópicos (Clusters) relacionados ao tópico principal e crie páginas de conteúdo individuais para cada um desses sub-tópicos. Essas páginas devem fornecer informações detalhadas e úteis sobre cada sub-tópico e devem estar interligadas à página principal do Pilar.
- Link as páginas de Cluster à página do Pilar usando links internos e, idealmente, links externos de outros sites relevantes para criar uma rede de conteúdo interconectado.
- Adicione novas páginas de Cluster sempre que novos sub-tópicos relevantes surgirem.
2. Link building com assessoria de imprensa
A construção de link building – links que apontam para o conteúdo do seu site – deve ganhar apoio em estratégias de assessoria de imprensa.
Então, saem de cena os famosos guest posts e troca de links e entram a criação de conteúdos “linkaveis”, como a produção de estudos de nicho, escaláveis via uma boa assessoria.
Basicamente, quanto mais páginas apontarem para o seu conteúdo, melhor.
Entretanto, você deve fazer isso de maneira contextualizada.
Ou seja, busque sites que conversem com o seu conteúdo e que possuam alguma autoridade e relevância, como os portais de notícia, por exemplo.
Dessa forma, além de melhorar a visibilidade do seu site, uma estratégia de link building vai reforçar a relevância do seu conteúdo.
3. Otimização da pesquisa por voz
A Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistant já fazem parte da sua vida há algum tempo.
Esses assistentes de voz estão se tornando cada vez mais presentes no cotidiano, seja facilitando a rotina ou pesquisando algo na internet através do comando de voz.
De acordo com pesquisa da Data Science Company, pelo menos 91% dos brasileiros já utilizou essa tecnologia, sendo que 25% utiliza o recurso diariamente.
Com a crescente popularidade de alto-falantes inteligentes e assistentes de voz, a otimização da pesquisa por voz é uma tendência de SEO para ficar de olho.
Dessa forma, a otimização do conteúdo para consultas em linguagem natural e palavras-chave de cauda longa será essencial.
4. SEO Mobile friendly
Você já otimiza o conteúdo do seu site para os acessos realizados através de dispositivos móveis?
Um site “mobile friendly” oferece uma melhor experiência para os usuários que acessam o site em seus smartphones ou tablets.
Isso que pode levar a uma maior satisfação do usuário e a um maior engajamento com o site.
Além disso, o SEO voltado para o mobile segue como uma das principais métricas do Google para mostrar o seu site na primeira página do buscador.
Espera-se que essa tendência continue, com a indexação mobile-first se tornando a norma.
Dessa forma, com mais e mais pessoas usando dispositivos móveis para acessar a internet, é importante que os sites sejam otimizados para esses dispositivos.
Portanto, avalie o desempenho das páginas do seu site em celulares e tablets.
O seu conteúdo se adapta a qualquer dimensão de tela? Ele carrega rapidamente?
5. YouTube SEO
O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo depois do Google, e é uma plataforma poderosa para alcançar e engajar o público.
O interessante aqui é entender que a plataforma de vídeos pertence ao Google.
Por isso que diversos profissionais de SEO vêm com bons olhos a criação de conteúdo na plataforma.
Portanto, aqui estão algumas razões pelas quais é importante investir em estratégias de YouTube SEO:
- Aumenta a visibilidade do seu conteúdo: quando você otimiza seus vídeos para o mecanismo de pesquisa do YouTube, aumenta a probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa relevantes.
- Aumenta o tráfego do seu site: se você incorporar links para seu site em seus vídeos, pode direcionar o tráfego do YouTube para seu site.
- Ajuda a construir sua marca: Quando você cria conteúdo consistente e de alta qualidade para o YouTube, consegue construir sua marca e estabelecer sua autoridade em seu nicho.
7. Conteúdos “Autorships”
Cada vez mais o Google está priorizando conteúdos criativos e originais.
Assim, uma das tendências de SEO mais simples que você pode seguir neste ano são os conteúdos assinados, ou “autorships”.
Além disso, essa é uma técnica que colabora com a premissa de EAT do Google.
A EAT é um parâmetro que dita os pilares para a construção de um bom site: Authority (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade).
Assim, os conteúdos assinados ajudam a gerar confiabilidade – afinal, você sabe quem produziu e a especialidade do autor daquele conteúdo.
Portanto, para usar essa estratégia, basta utilizar uma foto com um breve resumo do autor do artigo antes ou depois do texto.
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Sabemos que um servidor instável ou que sofre muitas interrupções pode fazer com que o site fique offline o tempo todo, né?
Isso pode prejudicar a indexação do seu conteúdo pelos mecanismos de busca e, consequentemente, reduzir o tráfego orgânico para o site.
Por isso, é importante escolher um provedor de hospedagem confiável e com boa reputação para garantir que o site esteja sempre disponível e carregue rapidamente!
Então, que tal conhecer os planos de hospedagem da Hostbits e embarcar nas tendências de SEO em 2023?