7 tendências de SEO para aplicar no seu site em 2023

A chave para conseguir mais acessos orgânicos para o seu site em 2023 será priorizar a experiência do usuário. Dessa forma, você precisa focar em conteúdo de alta qualidade e manter-se atualizado com as últimas tendências de SEO.

Mas você sabe quais são elas?

Embora a base para a otimização do conteúdo para os motores de busca continue a mesma, novos fatores entram em jogo todos os anos.

Neste artigo, reunimos alguns das mais importantes tendências de SEO para você aplicar no seu site em 2023.

Continue lendo e saiba mais!

Por que investir nas tendências de SEO?

Com as atualizações do algorítimo do Google cada vez mais constantes, é imprescindível que você entenda como adaptar o seu conteúdo para os motores de busca, ou vai perder acessos.

Somente do último semestre de 2022, foram 4 atualizações. 

No geral, essas revisões incluíram principalmente reviews de produtos, atualizações gerais do algorítimo e principalmente um update que verifica se o conteúdo foi produzido por robôs.

Assim, com o avanço de poderosas ferramentas de IA, como o ChatGPT, é importante voltar a sua estratégia de SEO para a produção de conteúdos criativos e humanizados.

A seguir, reunimos as tendências de SEO que julgamos ser as mais pertinentes para aplicar no seu site. Confira!

7 tendências de SEO para ficar de olho nos próximos anos

1. Estratégia de Topic Cluster

Topic Cluster é uma estratégia de SEO que se concentra em organizar o conteúdo do site em torno de um tópico principal.

Ela envolve a criação de um conteúdo conhecido como “Pilar” e vários sub-tópicos relacionados, chamados de “Clusters”. 

Além disso, essa tendência de SEO tem gerado diversos cases de sucesso e pode ser aplicada na arquitetura do seu conteúdo.

A seguir, confira um exemplo de como a estratégia de Topic Cluster pode funcionar pra você:

  • Escolha um tópico principal (Pilar) relevante para o seu negócio e crie uma página principal de conteúdo abrangente sobre esse tópico.
  • Identifique vários sub-tópicos (Clusters) relacionados ao tópico principal e crie páginas de conteúdo individuais para cada um desses sub-tópicos. Essas páginas devem fornecer informações detalhadas e úteis sobre cada sub-tópico e devem estar interligadas à página principal do Pilar.
  • Link as páginas de Cluster à página do Pilar usando links internos e, idealmente, links externos de outros sites relevantes para criar uma rede de conteúdo interconectado.
  • Adicione novas páginas de Cluster sempre que novos sub-tópicos relevantes surgirem.

2. Link building com assessoria de imprensa

A construção de link building – links que apontam para o conteúdo do seu site – deve ganhar apoio em estratégias de assessoria de imprensa.

Então, saem de cena os famosos guest posts e troca de links e entram a criação de conteúdos “linkaveis”, como a produção de estudos de nicho, escaláveis via uma boa assessoria.

Basicamente, quanto mais páginas apontarem para o seu conteúdo, melhor. 

Entretanto, você deve fazer isso de maneira contextualizada.

Ou seja, busque sites que conversem com o seu conteúdo e que possuam alguma autoridade e relevância, como os portais de notícia, por exemplo.

Dessa forma, além de melhorar a visibilidade do seu site, uma estratégia de link building vai reforçar a relevância do seu conteúdo.

3. Otimização da pesquisa por voz

A Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistant já fazem parte da sua vida há algum tempo.

Esses assistentes de voz estão se tornando cada vez mais presentes no cotidiano, seja facilitando a rotina ou pesquisando algo na internet através do comando de voz.

De acordo com pesquisa da Data Science Company, pelo menos 91% dos brasileiros já utilizou essa tecnologia, sendo que 25% utiliza o recurso diariamente.

Com a crescente popularidade de alto-falantes inteligentes e assistentes de voz, a otimização da pesquisa por voz é uma tendência de SEO para ficar de olho.

Dessa forma, a otimização do conteúdo para consultas em linguagem natural e palavras-chave de cauda longa será essencial.

4. SEO Mobile friendly

Você já otimiza o conteúdo do seu site para os acessos realizados através de dispositivos móveis?

Um site “mobile friendly” oferece uma melhor experiência para os usuários que acessam o site em seus smartphones ou tablets.

Isso que pode levar a uma maior satisfação do usuário e a um maior engajamento com o site.

Além disso, o SEO voltado para o mobile segue como uma das principais métricas do Google para mostrar o seu site na primeira página do buscador.

Espera-se que essa tendência continue, com a indexação mobile-first se tornando a norma.

Dessa forma, com mais e mais pessoas usando dispositivos móveis para acessar a internet, é importante que os sites sejam otimizados para esses dispositivos. 

Portanto, avalie o desempenho das páginas do seu site em celulares e tablets.

O seu conteúdo se adapta a qualquer dimensão de tela? Ele carrega rapidamente?

5. YouTube SEO

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo depois do Google, e é uma plataforma poderosa para alcançar e engajar o público. 

O interessante aqui é entender que a plataforma de vídeos pertence ao Google.

Por isso que diversos profissionais de SEO vêm com bons olhos a criação de conteúdo na plataforma.

Portanto, aqui estão algumas razões pelas quais é importante investir em estratégias de YouTube SEO:

  • Aumenta a visibilidade do seu conteúdo: quando você otimiza seus vídeos para o mecanismo de pesquisa do YouTube, aumenta a probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa relevantes.
  • Aumenta o tráfego do seu site: se você incorporar links para seu site em seus vídeos, pode direcionar o tráfego do YouTube para seu site.
  • Ajuda a construir sua marca: Quando você cria conteúdo consistente e de alta qualidade para o YouTube, consegue construir sua marca e estabelecer sua autoridade em seu nicho.

7. Conteúdos “Autorships”

Cada vez mais o Google está priorizando conteúdos criativos e originais. 

Assim, uma das tendências de SEO mais simples que você pode seguir neste ano são os conteúdos assinados, ou “autorships”.

Além disso, essa é uma técnica que colabora com a premissa de EAT do Google.

A EAT é um parâmetro que dita os pilares para a construção de um bom site: Authority (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade).

Assim, os conteúdos assinados ajudam a gerar confiabilidade – afinal, você sabe quem produziu e a especialidade do autor daquele conteúdo.

Portanto, para usar essa estratégia, basta utilizar uma foto com um breve resumo do autor do artigo antes ou depois do texto.

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Sabemos que um servidor instável ou que sofre muitas interrupções pode fazer com que o site fique offline o tempo todo, né?

Isso pode prejudicar a indexação do seu conteúdo pelos mecanismos de busca e, consequentemente, reduzir o tráfego orgânico para o site.

Por isso, é importante escolher um provedor de hospedagem confiável e com boa reputação para garantir que o site esteja sempre disponível e carregue rapidamente!

Então, que tal conhecer os planos de hospedagem da Hostbits e embarcar nas tendências de SEO em 2023?