Como escolher o domínio ideal para minha empresa?

A escolha do domínio certo para sua empresa é essencial para que ela tenha sucesso na web. Ao contrário do que possa parecer para muitas pessoas, o nome da sua página tem uma influência enorme na visibilidade e na divulgação do seu negócio. Por isso, precisa ser escolhido com muita atenção!

Um domínio adequado se diferencia da concorrência e ajuda que sua empresa seja encontrada mais facilmente pelos mecanismos de busca, como o Google. Da mesma forma, torna-se referência para os clientes, fazendo com que sua marca seja cada vez mais conhecida, assim se consolidando no mercado.

Portanto, conheça a seguir as principais estratégias para escolher o melhor domínio e destaque sua empresa na web!

Relacione a marca ao produto

Especialmente para pequenas e médias empresas, é essencial ter uma marca, um nome de domínio, que identifique com clareza o seu produto ou serviço. Desse modo, será mais fácil para o cliente identificar sua marca e se lembrar dela. Registrar um nome muito genérico ou que não tenha nenhuma relação com o que sua empresa faz só dá certo quando a marca já é muito conhecida no mercado. Além disso, o domínio é utilizado pelos motores de busca para que o site apareça bem ranqueado em pesquisas relacionadas ao seu nome, de forma que você terá vantagem se seu domínio identificar a sua atividade.

Seja simples e direto

Não é porque você precisa relacionar a marca ao produto que seu domínio deve ser longo e descritivo. Pelo contrário! Quanto mais simples, curto e direto ele for, mais fácil será para o cliente memorizar sua URL. Em termos de tamanho, o ideal é ter, no máximo, 3 palavras curtas.

De igual modo, você precisa lembrar que são muito comuns erros de digitação, por isso seu domínio precisa ser o mais simples possível, sem muitas consoantes juntas, caracteres especiais, abreviações e números. Nem sempre o cliente se lembrará perfeitamente do seu domínio quando quiser procurar sua empresa e, nessa hora, quanto mais simples for sua URL, mas chances você terá de ser encontrado pelo cliente.

Facilite o entendimento

Se uma pessoa gostou de seu site e sua empresa, ela o indicará para seus conhecidos. Por esse motivo, você precisa de um domínio não só fácil de digitar e lembrar, mas também fácil de dizer e de ser compreendido. Portanto evite caracteres especiais, palavras em língua estrangeira, letras repetidas, mistura de números com letras e tudo que possa levar a uma pronúncia diferente da escrita.

Não copie

Algumas pessoas têm a ideia de que terão mais chance de sucesso se copiarem ou fizerem um domínio bem semelhante a algum que já tenha sucesso no mercado. Não faça isso! Em primeiro lugar, isso não é ético. Seu domínio é como se fosse sua marca na web e não vai pegar bem para sua empresa copiar a estratégia de outra. Em segundo lugar, isso não funciona, pois a empresa bem-sucedida já é conhecida no mercado e todas as divulgações levarão ao site dela, não ao seu. Então, crie uma marca sua, com identidade própria, pois assim você não fica com má fama e saberá que todo seu investimento em marketing retornará apenas para você.

Prefira extensões .com e .com.br

Existem inúmeras alternativas diferentes para extensões hoje em dia, como .us, .info, .tv e .biz. No entanto, as mais populares ainda são: .com, .com.br, .net e .org. Sendo que, para atividades comerciais, é utilizado .com e .com.br.

Por isso, opte por essas que são mais familiares aos seus clientes e passam mais credibilidade do seu negócio. Se seu público-alvo for brasileiro, escolha a extensão .com.br. Caso seu negócio vise um público-alvo internacional, então utilize a extensão .com. Se possível, adquira ambas as extensões, relacionando as duas, pois às vezes o cliente não se lembra de toda a URL, e assim facilita a localização.

Seguindo essas dicas, você garante que sua empresa tenha o domínio ideal para ela, identificando-a e promovendo-a. Então, agora que você já conhece as estratégias, destaque sua empresa na web. Verifique a disponibilidade do seu domínio e efetue o registro do seu domínio agora mesmo.