
O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a população de forma geral, inclusive quando se trata de soluções para empresa, como o email corporativo, por exemplo.
Muitas pessoas utilizam mais de um endereço de email, incluindo um pessoal – utilizado para se comunicar com amigos e familiares, receber novidades e promoções, etc. – e um comercial que é fornecido pela empresa em que trabalham.
É importante que essa divisão aconteça para justamente manter os assuntos separados.
Juntar questões pessoais e profissionais em apenas uma conta de email pode gerar muita desorganização e até mesmo problemas na área profissional.
Um email corporativo deve ser voltado apenas para questões do trabalho. Afinal, é através dele que você poderá entrar em contato com outras empresas e clientes.
Além de ajudar a separar questões pessoais de profissionais, um e-mail corporativo e um e-mail pessoal possuem diversas diferenças que fazem com que cada um tenha seus objetivos e recursos.
Quer saber quais são essas diferenças? Continue a leitura até o final e descubra!
Quais são e como funcionam as principais diferenças entre um email corporativo e um pessoal
Alguns empresários não sabem, mas a criação de um email corporativo pode oferecer diversos benefícios para o seu negócio.
Portanto, é tão importante ter consciência dessa solução e compreender quais são as principais diferenças entre uma opção empresarial e outra pessoal.
Para te ajudar, aqui está a nossa lista com algumas das principais diferenças entre email corporativo e email pessoal.
1. Endereço de e-mail
Precisamos iniciar a nossa lista com a principal diferença entre um email corporativo e um email pessoal, que é a criação do endereço do email.
Quando se trata de um email pessoal, você utilizará o próprio domínio do servidor. Por exemplo, vamos supor que você crie uma conta no Gmail (serviço de e-mail do Google). Ele parecerá com algo como: seunome@gmail.com.
Já quando falamos de um e-mail empresarial, é muito importante que ele tenha um endereço personalizado, como: seunome@nomedaempresa.com.
Ou seja, com um e-mail corporativo os seus destinatários vão facilmente identificar que se trata de um assunto profissional.
2. Segurança
Você pode estar relativamente certo de que o uso de seu e-mail não está sendo monitorado em seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo, por outro lado, deve ser considerado um livro aberto para a empresa.
Tudo, desde as mensagens que você escreve até os anexos enviados, está sujeito a um exame minucioso e deve ser mantido estritamente em assuntos de negócios.
Diferentemente de uma conta de e-mail pessoal, que pode ser usada como você desejar, as contas de e-mail corporativas são mantidas e pagas por uma empresa que deseja que elas sejam usadas para fins comerciais.
Além disso, os e-mails podem conter grandes ameaças, como a propagação de vírus, por exemplo.
Portanto, as empresas que prestam serviços de e-mail (como Google com o Gmail) também querem oferecer uma solução que seja segura para todos.
Porém, quando se trata de e-mail corporativo, essa proteção é redobrada. Afinal, empresas possuem muitas informações e dados confidenciais que devem ser protegidos.
3. Quantidade de espaço
Imagine que você está esperando pelo e-mail de um fornecedor muito importante, mas a mensagem não chega.
Depois, você descobre que ele foi enviado, mas você não o recebeu porque a quantidade de armazenamento do seu e-mail atingiu seu limite. Frustrante, não é mesmo?
Se você tiver um e-mail corporativo, dificilmente isso acontecerá. Isso porque os fornecedores de e-mail para empresas costumam oferecer planos com uma grande quantidade de GB para armazenamento.
Ou seja, para uma empresa é muito mais vantajoso ter um e-mail voltado para fins comerciais.
4. Credibilidade e profissionalismo
Utilizar uma conta pessoal para lidar com outras parceiros, clientes e fornecedores transmite uma imagem de empresa amadora.
Ter um e-mail corporativo é um detalhe que faz toda a diferença na forma como as pessoas enxergam a credibilidade e de um negócio.
Além disso, mensagens enviados por e-mails sem um domínio personalizado com o nome da empresa correm mais risco de serem ignorados pelos destinatários, já que existe o medo de ataques virtuais.
5. Gerenciamento de dados
Outra diferença entre email corporativo e e-mail pessoal é que um endereço empresarial pode ter seus dados gerenciados pela equipe de TI, além de oferecer backups e históricos das mensagens, as armazenando em um servidor.
Dessa forma, o risco de perder alguma mensagem ou arquivo importante é minimizado.
Vale dizer que caso algum usuário descumpra os termos de uso da empresa, as evidências também podem ser verificadas e armazenadas.
6. Custos
Qualquer pessoa pode ter um e-mail pessoal de forma gratuita. Basta criar a sua conta e começar a enviar suas mensagens.
No entanto, para aproveitar todos os benefícios de um e-mail corporativo, é necessário escolher um plano que terá um custo.
Quando uma empresa deseja oferecer aos seus funcionários uma conta de e-mail empresarial, ela tem um custo significativo.
Isso porque cada conta de e-mail individual (com domínio personalizado com nome da empresa), bem como sua quantidade de armazenamento de dados, contribui para o custo final.
Embora seja possível que empresas utilizem contas de e-mail gratuitas para fins comerciais, elas não virão com um domínio corporativo e não parecerão profissionais.
Realmente vale a pena contratar um serviço de email corporativo?
Se você está com dúvidas se realmente deve ou não ter e-mails corporativos em sua empresa, faça o seguinte questionamento: Por que grandes e até mesmo pequenas empresas investem na criação de e-mails com domínio personalizado?
Se realmente não fosse algo necessário, as empresas, inclusive as de pequeno porte, não iriam se preocupam em gastar com isso.
O seu negócio precisa se destacar e conquistar a confiança do público, que inclui outras empresas, clientes e seus funcionários.
Além de todas as diferenças que citamos acima, uma conta empresarial, dependendo de seu servidor de serviço, poderá oferecer diversos outros benefícios, como é o caso do G Suite – pacote de recursos do Google voltado para empresas e que inclui o Gmail corporativo.
Agora que você entendeu exatamente as diferenças entre email corporativo e email pessoal, clique aqui pra conhecer nosso serviço de email profissional.