7 Plugins para WordPress para instalar agora

Você sabe exatamente para que servem os plugins para WordPress? 

Graças a eles,  até mesmo iniciantes em programação conseguem adicionar funcionalidades importantes para a estética, desempenho e análise de websites, como um carrinho de compras, formulários e muito mais.

Existem mais de 50 mil plugins disponíveis no repositório do WordPress e sem eles, a plataforma para gestão de conteúdo não conseguiria oferecer tantas possibilidades para os usuários.

Mas, como não errar na hora de instalar os seus plugins para WordPress e qual são essenciais para a sua página na internet? Descubra aqui!

O que são Plugins para WordPress?

plugins-para-wordpress-hostbits

Plugins para WordPress são simples softwares, escritos principalmente em linguagem PHP, com a finalidade de aprimorar ou adicionar funcionalidade a um site WordPress. 

Embora o WordPress seja uma plataforma muito leve e, até certo ponto, limitada, novos recursos podem ser adicionados rapidamente a um site ou blog por meio de um plugin.

Portanto, os plugins para WordPress adicionam funcionalidades ao seu site, sem você precisar tocar em uma única linha de código, como, por exemplo:

  • Botões dinâmicos para as suas redes sociais
  • Formulários de assinatura de newsletter
  • Otimização do SEO on page para melhorar o seu posicionamento orgânico

Todavia, apesar de serem bastante úteis, você não deve apenas ir para o repositório do WordPress e começar a instalar cada plugin que faz algo interessante!

Em vez disso, instale somente os plugins que precisa e, quando não precisar mais deles, é aconselhável que você os remova. 

De outra forma, um plugin pode tornar seu site lento ou não funcionar bem em conjunto com outro. 

Portanto, sempre pense nas necessidades do seu site antes de instalar algo.

Plugins gratuitos e pagos

Diversos desenvolvedores e designers oferecem plugins gratuitos como parte dos seus serviços de desenvolvimento de sites.

Além disso, o repositório do WordPress contém uma série de plugins que podem ser instalados gratuitamente e que atendem à maioria dos usuários.

Entenda melhor a diferença entre os plugins para WordPress gratuitos e pagos (ou premium):

Plugins para WordPress gratuitos

Os plugins gratuitos disponíveis no repositório do WordPress geralmente são desenvolvidos pelos próprios membros da comunidade.

Todos esses plugins passam por uma revisão rigorosa antes que você possa usá-los. Eles estão todos listados no Repositório do WordPress.

Assim, você pode instalar um plugin sempre que precisar. Os usuários os instalam por vários motivos, pois cada plug-in atende a uma necessidade específica e específica. 

Alguns exemplos de plug-ins gratuitos e populares são Akismet, Contact Form 7 e WP Super Cache.

Plugins para WordPress Pagos

Um usuário WordPress também pode comprar plugins premium de desenvolvedores WordPress terceirizados.

O preço definido depende dos recursos adicionais que o pluigin oferece, incluindo atualizações regulares e suporte ao cliente.

Dessa forma, entre as melhores opções de plugins pagos, estão o WP Rocket, para melhorar o tempo de resposta do seu site, o Gravity Forms, para gerar formulários mais dinâmicos e o UpdraftPlus, que garante o backup em caso de perda de dados.

Todos eles possuem uma versão free e também estão disponíveis na versão premium.

Como instalar um Plugin para WordPress?

plugins-para-wordpress

Instalar um plugin no WordPress pode ser uma tarefa simples para a maioria dos usuários da plataforma. 

Entretanto, se você é iniciante, algumas dicas básicas podem te ajudar bastante neste processo:

Instalando um plugin a partir do painel de controle do WordPress

Essa é a forma mais simples de instalar um plugin no WordPress.

Ao abrir o painel de controle do seu site WordPress, você pode acessar a área de plugins, fazer a busca pelas opções gratuitas disponibilizadas pela plataforma e seguir o passo a passo. Simples assim!

Confira o passo a passo adiante:

  1. Posicione o cursor sobre “Plugins” na área de administração do WordPress. Agora, clique em “Adicionar Novo”.
  2. Em seguida, pesquise o plugin inserindo o nome ou a funcionalidade que você está procurando na barra de pesquisa, localizada no canto superior direito.
  3. Logo depois, clique no botão “Instalar agora”. Assim que a instalação for concluída, o botão “Instalar agora” será convertido no botão “Ativar”. Para ativar o plugin do WordPress, basta clicar no botão “Ativar”.

7 Plugins para WordPress gratuitos para instalar no seu novo site

Agora que você já sabe a importância dos plugins para WordPress e aprendeu também como instalar, confira uma lista com 7 plugins fundamentais para o seu site:

Yoast SEO

Um Plugin básico que todo site ou loja virtual deveria adotar. O Yoast é um plugin intuitivo e fácil de utilizar que te ajuda a otimizar o conteúdo das páginas do seu site para os motores de busca. 

Portanto, é fundamental para blogs que possuem uma estratégia de marketing de conteúdo e para te ajudar a otimizar a descrição dos seus produtos.

All In One Schema.Org Rich Snippets

Esse plugin gratuito serve para melhorar as suas taxas de cliques organicamente. 

O Rich Snippets oferece uma série de opções de customização para snippets, como imagens, avaliações com estrelas, além de outros recursos que aumentam os seus cliques e trazem mais tráfego para o seu site.

Monster Insights

O MonsterInsights facilita o processo de conexão do WordPress com o Google Analytics, a poderosa ferramenta de análise de sites da Google.

Com ela, você terá acesso a uma série de dados e poderá, finalmente, tomar decisões estratégicas a partir deles.

WooCommerce

Este é simplesmente o plugin mais utilizado pelos ecommerces e lojas virtuais. Através dele, o seu site estará apto para receber diversas opções de pagamento. Além disso, o WooCommerce é “open source” e pode ser integrado a outras extensões e plugins.

Contact Form 7

Com uma proposta simples e flexível, o Contact Form 7 permite o gerenciamento e personalização de formulários no seu site.

Além de oferecer o recurso CAPTCHA, o Contact Form 7 possui filtragem de spam e grava os dados dos usuários no seu banco de dados.

W3 Total Cache

Se você deseja otimizar a performance do seu site WordPress o W3TC é o plugin ideal. 

Fácil de usar, a premissa é melhorar o SEO e a experiência do usuário do seu site, principalmente na versão mobile.

O W3 Total Cache ainda ajuda a aumentar o desempenho das suas páginas, reduzindo o tempo de carregamento. O plugin possui uma versão gratuita!

Imagify

O Imagyfy é um plugin que permite a compressão e redimensionamento de imagens do seu site. Isso ajuda as suas páginas a carregarem mais rápido, melhora a experiência do usuário e o ranqueamento do seu site no Google. 

Além disso, o Imagify é grátis para até 25 MB de imagens por mês.

Conte com a Hostbits para otmizar o desempenho do seu site!

A HostBits possui opções de hospedagens turbo para sites e lojas virtuais, com instalação simplificada do WordPress e outros recursos.

Saiba mais clicando no banner abaixo: