Plugins para WordPress: as 20 melhores opções para seu site em 2022

Os plugins para WordPress são itens indispensáveis para quem deseja otimizar a performance e gestão de sites e blogs construídos na plataforma. 

Graças a eles,  até mesmo iniciantes em programação conseguem adicionar funcionalidades importantes para a estética, desempenho e análise de websites, como um carrinho de compras, formulários e muito mais.

Existem mais de 50 mil plugins disponíveis no repositório do WordPress e sem eles, a plataforma para gestão de conteúdo não conseguiria oferecer tantas possibilidades para os usuários.

Mas, como não errar na hora de instalar os seus plugins para WordPress e quais são essenciais para a sua página na internet em 2022? Descubra aqui!

O que são Plugins para WordPress?

plugins-para-wordpress-hostbits

Plugins para WordPress são simples softwares, escritos principalmente em linguagem PHP, com a finalidade de aprimorar ou adicionar funcionalidade a um site WordPress. 

Embora o WordPress seja uma plataforma muito leve e, até certo ponto, limitada, novos recursos podem ser adicionados rapidamente a um site ou blog por meio de um plugin.

Portanto, os plugins para WordPress adicionam funcionalidades ao seu site, sem você precisar tocar em uma única linha de código, como, por exemplo:

  • Botões dinâmicos para as suas redes sociais
  • Formulários de assinatura de newsletter
  • Otimização do SEO on page para melhorar o seu posicionamento orgânico

Todavia, apesar de serem bastante úteis, você não deve apenas ir para o repositório do WordPress e começar a instalar cada plugin que faz algo interessante!

Em vez disso, instale somente os plugins que precisa e, quando não precisar mais deles, é aconselhável que você os remova. 

De outra forma, um plugin pode tornar seu site lento ou não funcionar bem em conjunto com outro. 

Portanto, sempre pense nas necessidades do seu site antes de instalar algo.

Plugins gratuitos e pagos

Diversos desenvolvedores e designers oferecem plugins gratuitos como parte dos seus serviços de desenvolvimento de sites.

Além disso, o repositório do WordPress contém uma série de plugins que podem ser instalados gratuitamente e que atendem à maioria dos usuários.

Entenda melhor a diferença entre os plugins para WordPress gratuitos e pagos (ou premium):

Plugins gratuitos para WordPress 

Os plugins gratuitos disponíveis no repositório do WordPress geralmente são desenvolvidos pelos próprios membros da comunidade.

Todos esses plugins passam por uma revisão rigorosa antes que você possa usá-los. Eles estão todos listados no Repositório do WordPress.

Assim, você pode instalar um plugin sempre que precisar. Os usuários os instalam por vários motivos, pois cada plug-in atende a uma necessidade específica e específica. 

Alguns exemplos de plug-ins gratuitos e populares são Akismet, Contact Form 7 e WP Super Cache.

Plugins Pagos para WordPress 

Um usuário WordPress também pode comprar plugins premium de desenvolvedores WordPress terceirizados.

O preço definido depende dos recursos adicionais que o plugin oferece, incluindo atualizações regulares e suporte ao cliente.

Dessa forma, entre as melhores opções de plugins pagos, estão o WP Rocket, para melhorar o tempo de resposta do seu site, o Gravity Forms, para gerar formulários mais dinâmicos e o UpdraftPlus, que garante o backup em caso de perda de dados.

Todos eles possuem uma versão free e também estão disponíveis na versão premium.

Como instalar um Plugin para WordPress?

plugins-para-wordpress

Instalar um plugin no WordPress pode ser uma tarefa simples para a maioria dos usuários da plataforma. 

Entretanto, se você é iniciante, algumas dicas básicas podem te ajudar bastante neste processo:

Instalando um plugin a partir do painel de controle do WordPress

Essa é a forma mais simples de instalar um plugin no WordPress.

Ao abrir o painel de controle do seu site WordPress, você pode acessar a área de plugins, fazer a busca pelas opções gratuitas disponibilizadas pela plataforma e seguir o passo a passo. Simples assim!

Confira o passo a passo adiante:

  1. Posicione o cursor sobre “Plugins” na área de administração do WordPress. Agora, clique em “Adicionar Novo”.
  2. Em seguida, pesquise o plugin inserindo o nome ou a funcionalidade que você está procurando na barra de pesquisa, localizada no canto superior direito.
  3. Logo depois, clique no botão “Instalar agora”. Assim que a instalação for concluída, o botão “Instalar agora” será convertido no botão “Ativar”. Para ativar o plugin do WordPress, basta clicar no botão “Ativar”.

20 Plugins para WordPress para instalar no seu novo site

Agora que você já sabe a importância dos plugins para WordPress e aprendeu também como instalar, confira uma lista com 7 plugins fundamentais para o seu site:

1. Yoast SEO

Um Plugin básico que todo site ou loja virtual deveria adotar. O Yoast é um plugin intuitivo e fácil de utilizar que te ajuda a otimizar o conteúdo das páginas do seu site para os motores de busca. 

Portanto, é fundamental para blogs que possuem uma estratégia de marketing de conteúdo e para te ajudar a otimizar a descrição dos seus produtos.

2. All In One Schema.Org Rich Snippets

Esse plugin gratuito serve para melhorar as suas taxas de cliques organicamente. 

O Rich Snippets oferece uma série de opções de customização para snippets, como imagens, avaliações com estrelas, além de outros recursos que aumentam os seus cliques e trazem mais tráfego para o seu site.

3. Monster Insights

O MonsterInsights facilita o processo de conexão do WordPress com o Google Analytics, a poderosa ferramenta de análise de sites da Google.

Com ela, você terá acesso a uma série de dados e poderá, finalmente, tomar decisões estratégicas a partir deles.

4. WooCommerce

Este é simplesmente o plugin mais utilizado pelos ecommerces e lojas virtuais. Através dele, o seu site estará apto para receber diversas opções de pagamento. Além disso, o WooCommerce é “open source” e pode ser integrado a outras extensões e plugins.

5. Contact Form 7

Com uma proposta simples e flexível, o Contact Form 7 permite o gerenciamento e personalização de formulários no seu site.

Além de oferecer o recurso CAPTCHA, o Contact Form 7 possui filtragem de spam e grava os dados dos usuários no seu banco de dados.

6. W3 Total Cache

Se você deseja otimizar a performance do seu site WordPress o W3TC é o plugin ideal. 

Fácil de usar, a premissa é melhorar o SEO e a experiência do usuário do seu site, principalmente na versão mobile.

O W3 Total Cache ainda ajuda a aumentar o desempenho das suas páginas, reduzindo o tempo de carregamento. O plugin possui uma versão gratuita!

7. Imagify

O Imagyfy é um plugin que permite a compressão e redimensionamento de imagens do seu site. Isso ajuda as suas páginas a carregarem mais rápido, melhora a experiência do usuário e o ranqueamento do seu site no Google. 

Além disso, o Imagify é grátis para até 25 MB de imagens por mês.

8. BlogVault

Você precisa de uma solução simples para backups do WordPress? O BlogVault é uma solução completa para o gerenciamento do seu site, utilizado por mais de 400.000 clientes.

Este plugin inclui recursos como backups incrementais, restauração do site, funcionalidade de migração, além de backups do WooCommerce. 

Além disso, o BlogVault ajudará você a automatizar o gerenciamento do site, mantendo os seus dados sempre  protegidos.

9. NextGen Gallery

O NextGen Gallery é um plugin fundamental para o gerenciamento de galerias de fotos. Ele serve tanto para sites com poucas imagens como para os fotógrafos, artistas visuais e profissionais de imagem mais exigentes.

Este plugin oferece ainda um sistema completo de gerenciamento de galerias WordPress com a capacidade de fazer upload de fotos por lote, importar metadados, adicionar/excluir/reorganizar/classificar fotos, editar miniaturas, agrupar galerias em álbuns e muito mais.

10. Admin Collumns

Na medida que o seu site cresce, ele se torna cada vez mais trabalhoso para gerenciar. O Admin Collumns te ajuda a gerenciar o seu conteúdo de forma prática e simples.

Através dele, é possível criar dashboards fáceis para encontrar, ordenar, filtrar e atualizar facilmente seu conteúdo, sem precisar abrir cada publicação.

11. Sumo

A promessa do Sumo é ajudar o seu negócio a crescer, transformando os visitantes do seu site em clientes através da coleta de e-mails e análise de dados. 

Dessa forma, se você tem dificuldades para coletar e-mails porque as ferramentas não possuem recursos suficientes ou são muito caras, então, o Sumo pode ser uma boa opção de plugin para WordPress.

12. Optin Mosnter [Pago]

O Optin Monster é um dos melhores plugins para WordPress com a funcionalidade de geração de leads (coletar os dados dos visitantes do seu site para a sua base).

É obrigatório para proprietários de pequenas empresas, blogueiros e qualquer site. Isso porque este plugin vem com uma série de recursos valiosos para expandir seus negócios online.

Através do OptinMonster, você consegue criar popups, criar formulários de optin, criar campanhas por geolocalização. O melhor é que é tudo bem simples, através do sistema “arrastar e soltar”. Este é um Plugin pago, com planos a partir de U$19, cobrados anualmente.

13. WP Optmize 

O tempo de carregamento do seu site anda lento? O WP-Optimize te ajuda a otimizar o desempenho das páginas do seu site WordPress.

Este plugin gratuito e fácil de instalar detecta e limpa arquivos desnecessários que estão acumulando espaço no seu banco de dados, liberando espaço. 

Isso reduz a pressão sobre o seu servidor e aumenta a velocidade do seu site.

14. Code Snippets

Este plugin é ideal para quem não tem um conhecimento avançado em PHP e deseja instalar trechos de código no site WordPress sem ter que mexer no arquivo functions.php. 

Com o Code Snippets você pode adicioar novos trechos de código facilmente – Este plugin funciona imediatamente e você não perderá seus trechos se alterar os temas do WordPress. E uma vez adicionados, eles terão títulos e descrições personalizados.

Além disso, se você deseja mover seu site para outro servidor, ainda pode usar a ferramenta de importação integrada e transferir todos os seus snippets junto com seu site.

15. Enable Media Replace

Você já quis substituir uma imagem em sua Biblioteca de mídia sem precisar excluir a imagem antiga, renomear o novo arquivo e carregá-lo em seu site? 

Essa é uma funcionalidade simples, mas que evita uma perda de tempo enorme. É justamente isso que o Enable Media Replace faz para você.

Este é um plugin leve e fácil de usar, ideal caso você precisa editar imagens com frequência.

16. Wp Call Button

O WP Call Button é um dos melhores plugins gratuitos do WordPress, pois permite adicionar um botão Click to Call para o Whatsapp ao seu site. 

É uma ótima maneira de obter mais leads e fechar negócios rapidamente. Algumas pessoas ainda preferem falar com alguém pelo telefone, então é ótimo dar essa opção.

Além disso, o WP Call Button é customizável e responsivo, fica ótimo em qualquer dispositivo ou dimensão de tela.

17. Disable Comments

Comentários são uma forma comum de spam. Por isso, alguns proprietários de sites podem perder tempo desabilitando os comentários de cada página de produto, por exemplo.

Com o Disable Comments, você consegue desabilitar os comentários de todo o site, remover todos os campos de comentários e se livrar de itens relacionados a comentários em seu painel do WordPress, em widgets e no menu de administração e na barra de administração.

18. Autoptimize

O Autoptimize funciona muito bem com sua solução de cache para acelerar seu site. 

Usá-lo pode ajudar a aumentar consideravelmente a velocidade, o que, por sua vez, ajuda no SEO, direcionando o tráfego para o seu site e aumentando as conversões e as vendas.

Dessa forma, com o Autoptimize, você otimiza o código HTML, CSS e JavaScript do seu site e remove quaisquer caracteres desnecessários no seu código.

19. Imsanity

O Imsanity é outro plugin para wordpress gratuito que vai te auxiliar na gestão do seu site ou blog wordpress. Isso porque, o Imsanity ajusta automaticamente o tamanho das imagens para um artigo automaticamente. Isso deixa o seu site mais bonito visualmente e poupa o trabalho de ajustar cada imagem, uma por uma.

20. Mailchimp for WordPress

o Mailchimp para WordPress é outro plugin que vai auxiliar na missão de gerar leads para o seu negócio.

Simples de usar e instalar, este plugin cria formulários de cadastro personalizáveis, que você pode exibir em qualquer lugar do seu site.

Além disso, o Mailchimp for WordPress é compatível com diversos outros plugins, como o WooCommerce e o Form 7, por exemplo.

Conte com a Hostbits para otimizar o desempenho do seu site!

A HostBits possui opções de hospedagens turbo para sites e lojas virtuais, com instalação simplificada do WordPress e outros recursos.

Saiba mais clicando no banner abaixo: