Se você está em busca de uma solução fácil de usar e rica em recursos da web, combinando e-mail, armazenamento em nuvem, calendário, planilhas e outras opções, você precisa saber o que é o G Suite e como ele funciona!
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o Gmail, porém, o Google oferece diversas outras ferramentas que podem ser muito úteis para a sua rotina diária.
O G Suite é a resposta do Google para diferentes problemas de produtividade que atingem a maioria das empresas e pessoas.
Em um conjunto de ferramentas, ele oferece soluções que vão desde e-mail até chat e vídeo-chamada.
Hoje em dia, muitas empresas utilizam o G Suite para melhorar a produtividade de suas equipes e já não conseguem mais viver sem ele.
Mas, o que cada um desses recursos tem a oferecer para você?
Continue a leitura e descubra!
Como funcionam os principais recursos do G Suite Google
De forma resumida, o G Suite é um conjunto de ferramentas do Google, que anteriormente, se chamava Google Apps, até ser renomeado no final de 2016.
O G Suite é uma excelente opção para empresas que precisam de hospedagem de e-mail, no entanto, suas soluções vão muito além disso.
A verdade é que provavelmente você já deve ter utilizado alguma das ferramentas que fazem parte do G Suite.
Veja a seguir quais são os seus principais recursos e como eles funcionam!
Gmail
O Gmail foi criado em 2004 e hoje já possui mais de 1 bilhão de usuários, o que prova que a ferramenta é uma das favoritas para o uso de e-mail.
Uma das vantagens do G Suite é que ele oferece uma versão aprimorada e sem anúncios na conta que você já estiver utilizando.
O G Suite basicamente permitirá que seus colaboradores tenham suas contas no Gmail com endereços que levam o nome do domínio da sua empresa (exemplo: [email protected]).
Uma empresa pequena, com um ou dois usuários, consegue utilizar apenas uma conta gratuita do Gmail.
Porém, ao começar a contratar mais funcionários, será necessário ter contas que devem ser gerenciadas separadamente.
Calendar – Calendário do Google
Muitas empresas utilizam o calendário do Google e não abrem mais mão disso, já que com essa ferramenta é possível agendar reuniões com os clientes, definir datas de prazos e criar lembretes para a atividade que você quiser.
Também conhecido como Google Agenda, esse calendário te ajudará a manter suas tarefas organizadas.
Um dos principais benefícios do Google Agenda no G Suite é a possibilidade de criar várias agendas que podem ser acessadas por todos da sua empresa, ou para um grupo específico de usuários.
Por exemplo, você pode criar uma agenda para férias e reuniões regulares.
Dessa forma, outras pessoas podem acessar sua agenda para ver quando você estará disponível, ou quando elas terão algum compromisso com você.
Google Drive
Com o Google Drive é possível armazenar, acessar e fazer o compartilhamento de seus arquivos em um ambiente seguro.
E o melhor de tudo é que você poderá acessá-los de forma muito simples a partir de qualquer dispositivo.
O plano Basic do G Suite vem com 30GB de armazenamento, enquanto as versões Business e Enterprise proporcionam armazenamento sem limite.
Dessa forma, você pode armazenar arquivos sem se preocupar com a quantidade de espaço.
Se você nunca utilizou o Google Drive, preciso te dizer que uma das melhores funções que ele possui é a de pesquisa, embora, provavelmente isso não seja surpreendente, já que o Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo.
Isso significa que você poderá encontrar facilmente o que deseja, mesmo que você não seja uma pessoa muito organizada.
Vale deixar claro que a versão paga do Google Drive disponibiliza o dobro do armazenamento da opção gratuita.
Google Docs e Planilhas Google
O Google Docs e as Planilhas Google (Google Sheets) são soluções que costumam ser utilizadas diariamente.
Elas permitem fazer a criação e edição de documentos de textos, planilhas e apresentações de forma online em seu navegador.
Você pode fazer a criação de um novo documento nas ferramentas, mas também pode exportar arquivos já existentes para torná-los editáveis, incluindo arquivos de Microsoft Word, Excel e PDF.
Também é possível visualizar e editar arquivos de terceiros (desde que o dono do arquivo libere a permissão).
E isso facilita o compartilhamento com outras pessoas ou empresas já que não é necessário fazer a instalação de nenhum software adicional para fazer o envio e o download dos documentos.
Aqui estão algumas das tarefas que costumam ser utilizadas com essas ferramentas:
- Obter comentários da equipe sobre conteúdos;
- Enviar conteúdo para outras pessoas ao escrever para sites de terceiros;
- Análise de dados de planilhas;
- Acompanhar orçamentos;
- Criar apresentações com slides e muito mais!
Também é preciso dizer que um dos melhores recursos do Google Docs e do Google Sheets é a possibilidade de fazer comentários em tempo real, além de também poder acompanhar alterações feitas nos documentos.
Isso torna muito fácil rastrear as alterações nos arquivos ou desfazer algum erro, e compartilhar os documentos com outros colegas de trabalho ou com outras pessoas também é algo incrivelmente simples.
Outros recursos do G Suite Google
Os recursos que citamos acima são apenas alguns que fazem parte do G Suite Google.
Ao utilizar essa opção, você também poderá ter acesso a outras ferramentas e benefícios, que são:
- Videoconferência e chamada de voz;
- Mensagens de equipe;
- Criador de pesquisas profissionais;
- Notas compartilhadas;
- Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone, e-mail e on-line;
- Controles de segurança e administração;
- Gerenciamento de dispositivos móveis remotamente;
- Retenha, arquive e pesquise dados.
Agora que você já sabe de todas as soluções que o G Suite Google oferece, lembre-se que ele pode ser contratado em diferentes tipos de planos.
Portanto, é importante que você verifique cada uma das opções para escolher a que melhor atende às suas necessidades.
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