Segurança no email corporativo: Como evitar ameaças

Segurança no email corporativo é um assunto extremamente importante para empresas em todo o mundo, já que elas confiam na ferramenta para realizar comunicação com clientes, falar com fornecedores e trocar informações internamente. 

Os benefícios do e-mail corporativo são diversos e, por mais que sejam necessários, eles podem provocar graves problemas. Invasores podem falsificar domínios para fazer parecer que seus e-mails são de contatos confiáveis, podem fazer a distribuição de malware e spam e podem incentivar que usuários façam pagamentos ou login em contas falsas. 

Os ataques de malware são comuns e podem afetar negócios. 

Está cada vez mais desafiador para as empresas se manterem à frente de crimes virtuais, sendo necessário gastar tempo e investimento em recursos de segurança. 

Se preocupar com a segurança no e-mail corporativo ajuda as empresas a se protegerem contra esses possíveis ataques. 

Ter uma forte segurança significa que tentar manter os dados da empresa protegidos de invasores, bloqueando possíveis ameaças em e-mails recebidos. 

Então, quais as melhores práticas de segurança que as empresas devem seguir para melhorar a segurança do e-mail?

Pensando nisso, separamos algumas dicas que poderão te ajudar a evitar ameaças e potencializar a segurança no e-mail corporativo. Confira a seguir! 

Dicas de práticas de segurança no e-mail corporativo

Por mais que existam diferenças entre e-mail corporativo e e-mail pessoal, seguir cuidados e tomar providências para evitar possíveis ataques de invasores é fundamental para qualquer pessoa que utiliza a internet.

No entanto, quando falamos em negócios esses cuidados devem ser redobrados. 

Afinal, estamos falando de empresas, que possuem milhares de informações confidenciais – tanto do próprio negócio, quanto de clientes, fornecedores, etc. 

Para te ajudar, aqui estão algumas dicas que separamos sobre práticas de segurança no e-mail corporativo.

Contratação de proteção para e-mail 

A primeira coisa que as empresas devem fazer é a implementação de uma proteção para e-mail. Com um serviço de proteção, ameaças de malware serão impedidas de chegar às caixas de entrada dos funcionários. 

O grande benefício de ter esse tipo de serviço é que as organizações podem ter certeza de que seus usuários vão estar protegidos contra ameaças que visam induzi-los a fazer pagamentos ou fornecer detalhes de contas. 

O serviço também costuma oferecer às empresas maior visibilidade das ameaças, através de relatórios e gerenciamento de contas de e-mail para todos os usuários. 

Atenção aos e-mails com ataques

A maior ameaça às empresas quando se trata de e-mail são os ataques conhecidos como phishing. 

O termo não é muito conhecido, mas esse tipo de ataque direciona seus usuários a fraudes de e-mail e tentativas de roubo de identidade para enganá-los e fazê-los clicar em links maliciosos, fornecer detalhes de contas ou realizar pagamentos fraudulentos. 

A instalação de uma defesa contra ameaças já ajuda a evitar esse tipo de ataques. 

Porém, existem outras medidas que podem ser tomadas caso você não tenha um serviço de proteção ou queira reforçar a proteção. 

Certifique-se de que todos na organização sejam treinados para saber o que é o phishing e como evitá-lo – como o cuidado com e-mails suspeitos, por exemplo. 

Antes de clicar em qualquer tipo de link ou baixar anexo, é necessário verificar se existem sinais de alerta de phishing. 

As principais formas de ataques são:

  • Problema de faturamento: o usuário é informado que realizou uma compra recentemente, mas não foi possível fazer o faturamento. Quando o usuário clica no link, ele é direcionado para uma página falsa, onde dados financeiros são solicitados.
  • Governo solicitando dados: o e-mail informa que a pessoa precisa enviar dados pessoais para o governo. 
  • Premiação: o e-mail informa que o usuário ganhou um prêmio e precisa enviar as informações pessoais.
  • Atitudes urgentes: é comum que ataques de phishing tenham senso de urgência, como informar dados pessoais urgentemente para evitar bloqueio da conta, por exemplo. 

Dificilmente empresas – principalmente de contatos que você não costuma interagir frequentemente – irão solicitar informações pessoais ou financeiras. 

Melhorar o gerenciamento de senhas

O roubo de senhas é um grande problema para as empresas. Os ataques costumam ter como alvo as senhas dos usuários, porque as contas podem conter dados da empresa, dados de clientes e informações financeiras que são muito valiosas para criminosos. 

Normalmente, os colaboradores utilizam a mesma senha para várias contas, e as empresas não têm uma maneira de fazer esse gerenciamento ou garantir que eles mudem suas senhas regularmente. 

Os e-mails com ataques geralmente pedem que os usuários redefinam as senhas ou façam login em um site de conta fraudulento para obter informações de credenciais. 

Muitas vezes, pode ser muito difícil para o usuário saber quando um e-mail é perigoso, mesmo se uma organização tiver proteção de e-mail e treinamento regular de segurança – que é algo muito importante. 

Isso significa que uma das práticas de segurança no e-mail corporativo é implementar políticas de gerenciamento de senhas fortes. 

Certifique-se de que todos os seus funcionários estão utilizando senhas com alta indicação de segurança e que sejam exclusivas para cada conta. 

As senhas fortes precisam: 

  • Utilizar letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos;
  • Ter palavras incomuns;
  • Não conter nome ou qualquer informações que seja facilmente identificada;
  • Ser única para cada conta. 

Criptografar o e-mail

Criptografar o e-mail é mais uma prática importante de segurança para proteger seus funcionários e os dados da empresa. 

É fundamental que organizações de todos os tamanhos façam a criptografia de seus e-mails, mesmo as que são pequenas, e isso não precisa ser difícil. 

Existem muitos serviços de criptografia disponíveis que são econômicos e fáceis de usar, sem dificultar o envio ou recebimento de e-mails importantes. 

O principal objetivo dessa prática é garantir que os e-mails sejam recebidos apenas pelo destinatário pretendido, além de proteger seus dados. 

Isso é muito importante para empresas porque com o aumento de casos de ataques de malware, se as empresas usarem a criptografia, os invasores não conseguirão ler e-mails confidenciais. 

Conclusão sobre práticas de segurança no e-mail corporativo

A segurança no e-mail corporativo é essencial para proteger empresas, afinal, ataques de criminosos visam ter acesso a informações confidenciais que podem resultar em graves problemas. 

O e-mail profissional é muito importante para os negócios e agora que você sabe quais são algumas das práticas importantes de segurança, lembre-se de que é necessário ter muita atenção e todo cuidado é pouco quando se trata de ataques virtuais. 

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