Conquistar um bom desempenho de tráfego orgânico – aqueles acessos espontâneos de pessoas que chegam até a sua página através do Google – é o sonho de qualquer empresa.
Embora muitos acreditem que apenas construir um site e hospedá-lo num bom servidor é suficiente para garantir alguns acessos, o trabalho é contínuo e exige algum conhecimento sobre como os motores de busca funcionam.
Além disso, também é importante saber o básico sobre métricas de desempenho da sua página da web para compreender o que precisa ser alterado para atrair mais visitantes.
Pensando nisso, reunimos 10 dicas que você pode colocar em prática para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Confira!
O que é tráfego orgânico?
Tráfego orgânico é o fluxo de visitas ao seu site que acontece através de buscadores como o Google, Yahoo ou Bing. Diferente do tráfego pago, os acessos são espontâneos, você não paga por eles.
Para isso ocorrer, empresas devem investir no chamado Marketing de Atração (Inbound Marketing) e Search Engine Optimization (SEO).
As duas estratégias complementares costumam trazer mais tráfego qualificado para o seu site – ou seja, acessos de pessoas que podem se tornar clientes mais pra frente.
Qual a vantagem do tráfego orgânico para o meu site?
Antes de prosseguir, investir em tráfego orgânico NÃO é para você que está esperando um “boom” de acessos no seu site ou loja virtual do dia para a noite.
Pelo contrário, uma boa estratégia de tráfego orgânico gera resultados em médio e longo prazo, mas é fundamental caso você não deseja depender apenas do tráfego pago.
Dito isso, investir em tráfego orgânico pode ser o melhor investimento que você pode fazer pelo seu negócio hoje.
Isso porque o benefício mais óbvio é a redução de custos.
É que investir em anúncios “pay-per-click” pode até colocar os links da sua empresa na cara dos visitantes.
Mas imagine ter que pagar por todos os acessos ao seu site? Isso simplesmente não é sustentável.
É por isso que adotar uma estratégia de tráfego orgânico é tão importante.
10 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site
A seguir, reunimos insights atualizados que você pode colocar em prática hoje mesmo na sua estratégia de otimização do tráfego orgânico.
Confira!
Crie um Blog
Em primeiro lugar, sua empresa precisa de um blog onde você possa publicar regularmente conteúdo útil e longo em seu site.
Ter um blog é fundamental para a manutenção do tráfego orgânico, como podemos ver nas estatísticas divulgadas pelo OptinMonster:
- Blogs costumam gerar até 97% mais links externos para seus sites;
- As empresas com blogs recebem 55% mais visitantes do site do que as empresas que não possuem;
- Sites que também possuem blog apresentam 434% mais páginas indexadas no Google.
Isso acontece porque por mais que você tenha um site funcional e focado no seu negócio, o Google vai recompensar empresas que criam conteúdo útil e com recorrência.
Dessa forma, sem um blog, é praticamente impossível ter bons resultados de tráfego orgânico.
Aqui estão 3 dicas essenciais para um blog de sucesso:
- Crie pelo menos 1 conteúdo mais longo (entre 500 e 1000 palavras) por semana
- Invista em conteúdo ricos, com texto, imagens e, se possível, vídeos
- Fale sobre o seu nicho e a respeito dos problemas que o seu produto ou serviço ajuda a resolver
Lembre-se também de otimizar o conteúdo para os motores de busca. Para isso, confira o próximo tópico!
Otimize o seu conteúdo para os motores de busca
Você certamente já ouviu falar em SEO.
A otimização do conteúdo para os motores de busca é a chave para uma estratégia bem sucedida de aumento de tráfego orgânico e conquista de visitantes qualificados.
Para entender melhor como o SEO funciona, pense que o Google utiliza algoritmos para ranquear os conteúdos que são publicados na web.
Assim, para que os “robôs do Google” consigam ler o seu conteúdo, indexar e classificar é necessário que você utilize técnicas de SEO.
Isso consiste, basicamente, em estruturar o conteúdo em volta de uma palavra-chave.
Neste artigo, por exemplo, escolhemos “tráfego orgânico”. Mas não é só isso.
Confira a seguir algumas dicas para melhorar o SEO do seu site:
- Desenvolva conteúdo com base na pesquisa de palavras-chave alvo.
- Use títulos e títulos eficazes.
- Escreva meta descrições fortes.
- Otimize todas as imagens.
- Inclua links internos.
- Forneça um design fácil de usar (no desktop e no celular)
- Otimize a velocidade da página.
Confira a velocidade de carregamento do seu site
O tempo de carregamento do seu site é outro critério que o Google utiliza para recomendar o seu conteúdo.
É que o usuário não está disposto a permanecer em páginas que demoram muito para carregar e isso impacta diretamente no seu posicionamento nos motores de busca.
Dessa forma, o ideal é que as suas páginas demorem entre 2 ou 3 segundos para carregar e não ultrapassem 5 segundos.
Para isso, siga as recomendações abaixo:
- Escolha uma solução de hospedagem rápida;
- Comprima e otimize o tamanho das suas imagens;
- Reduza seus redirecionamentos;
- Ative o cache do navegador;
- Reduza CSS, JavaScript e HTML.
Instale o Plugin Yoast SEO
Para aqueles que são leigos ou iniciantes nas estratégias de SEO, existe um plugin que confere automaticamente o conteúdo de todas as páginas do seu site.
Além disso, o Yoast SEO indica melhorias que devem ser feitas para que o conteúdo da página atinja uma pontuação ideal de SEO.
Esse plugin é intuitivo, fácil de instalar e altamente recomendado para quem deseja aumentar o tráfego orgânico.
SAIBA MAIS: Lista com Plugins para WordPress Gratuitos [2022]
Divulgue o seu conteúdo em outros canais
A distribuição recorrente de conteúdo nas redes sociais gera links externos que redirecionam o tráfego orgânico para a sua página na web.
Como esse também é um fator de ranqueamento no Google, o ideal é sempre que você publicar algum conteúdo novo, certifique-se de divulgar o link em canais como Instagram, Facebook e e-mail marketing.
Dessa forma, as chances de aumentar o tráfego orgânico aumentam.
Ative uma Newsletter
Você possui uma news ativa no seu blog ou loja virtual?
Uma newsletter auxilia na construção de um público qualificado para o seu site.
Ao solicitar o e-mail do usuário em troca de informação antecipadas, exclusivas ou até mesmo, cupons de desconto, você estará construindo uma base qualificada para a sua empresa.
Além disso, com uma newsletter ativa, é possível iniciar uma estratégia de automação de marketing e enviar novidades do seu site por e-mail.
Isso aumenta a chance de crescimento do seu tráfego orgânico.
Utilize uma estratégia de linkbuilding
Utilizar links internos entre os seus artigos do blog mostra ao Google que o seu conteúdo é relevante e ajuda o algorítimo a entender que as suas publicações são úteis para o usuário.
Assim, segundo recomendações de SEO, o ideal é que cada artigo do seu site possua entre 3 e 5 links internos para outros conteúdos.
Além disso, essa é uma estratégia que também auxilia a aumentar o tempo de permanência nas páginas do seu site, um dos fatores de ranqueamento do Google.
Verifique a hospedagem do site
Não adianta seguir todas as recomendações de SEO para aumentar o tráfego orgânico se a sua hospedagem não suporta o tráfego de visitantes.
Por isso, antes de contratar um provedor é importante entender quantos visitantes você está esperando receber e como esse tráfego vai oscilar em períodos como a Black Friday, por exemplo.
Assim, prefira hospedagens com o certificado SSL integrado e considere os seguintes fatores antes de contratar:
- Saiba quais são as necessidades do seu site;
- Verifique se os recursos principais do host atendem ao seu projeto;
- Confirme se há garantias de confiabilidade do servidor.
- Entenda quais são suas opções de atualização.
- Pergunte sobre a segurança dos seus dados corporativos.
Considere investir em mídia paga
Embora garanta um tráfego recorrente e qualificado, uma estratégia de tráfego orgânico leva um tempo para se consolidar.
Por isso, vale considerar investir em anúncios no Google e no Instagram ou Facebook para os melhores artigos ou páginas do seu site.
Apesar de configurar como tráfego pago e não orgânico, o investimento em média ajuda a estabelecer a sua marca no mercado.
Dessa forma, com mais pessoas conhecendo o seu negócio, mas chance delas pensarem em você quando precisarem resolver um problema relacionado ao serviço ou produto da sua empresa.
SAIBA MAIS: TOP 15 temas gratuitos para o seu site WordPress
A Hostbits garante a hospedagem do seu site!
Como podemos observar, aumentar o tráfego orgânico é um trabalho que exige esforço, tempo e recorrência.
O Google possui critérios específicos para que o seu site apareça na primeira página e os usuários encontrar conteúdos com carregamento rápido e úteis.
Nada disso é possível sem um bom serviço de hospedagem.
Por isso, entre em contato conosco agora mesmo e verifique o melhor plano de hospedagem para o seu site ou loja virtual.
Clique no banner abaixo para saber mais!