Problemas de hospedagem são mais comuns do que gostaríamos que fossem. Eles atrapalham a experiência do usuário, deixam a sua empresa ou clientes indisponíveis online, entre outros transtornos.
Na maioria dos casos, os problemas são simples e só servem para que você gaste o seu tempo e tenha dor de cabeça tentando resolvê-los
Entretanto, mesmo que alguns possam parecer comuns — todos nós esquecemos de limpar o cachê de vez em quando, não é mesmo? — aqui estão alguns lembretes amigáveis e dicas profissionais ao enfrentar problemas de hospedagem.
1. Domínios gratuitos
Obter um domínio gratuitamente pode não parecer um problema quando a intenção é criar um site para uso pessoal.
No caso de sites corporativos, isso é totalmente prejudicial à imagem da empresa, pois demonstra que ela não investiu 1 centavo sequer para oferecer uma experiência satisfatória.
Além disso, quando o cliente não faz o registro do domínio em seu nome, ele corre sérios riscos de perder os direitos sobre o a patente, caso a empresa contratada alegue tê-la registrado por conta própria.
Portanto, verifique se a empresa que fornece o serviço de hospedagem de site é certificada e qualificada para registrar domínios pagos.
2. Site demora demais para carregar
O Google aponta que 54% dos usuários abandonam um site que demora mais que 3 segundos para carregar. A verdade é que você depende do seu servidor para manter o seu site online.
Você também precisa contar com servidores rápidos e confiáveis para que seus visitantes e clientes possam carregar as páginas rapidamente.
Se o seu site está demorando muito para carregar — é possível fazer o teste através do Think With Google — realize então o seguinte checklist:
- Verifique se as imagens do seu website estão otimizadas. De acordo com o Google, o ideal é que cada página do seu site possua até 500 KB.
- Confira os plugins, sobretudo no WordPress, eles costumam aumentar o tempo de carregamento do seu site.
Se você já tentou de tudo para melhorar o tempo de resposta do seu site, então, comece a desconfiar da sua hospedagem.
3. Site já foi alvo de hackers
Questões envolvendo sites hackeados envolvem problemas com a segurança da sua hospedagem. Ela é um elemento essencial para qualquer hospedagem.
Se seu site já foi invadido, então é hora de ligar o sinal vermelho: isso é um sinal claro de que seu host não está fornecendo o nível de segurança que você precisa.
Para resolver, primeiro verifique o que o seu plano de hospedagem cobre.
Não importa a hospedagem contratada, um plano de hospedagem compartilhada é sempre a opção menos segura. Ainda assim, verifique os seguintes pontos:
- Procure um host da web com um data center seguro;
- Confira se o seu serviço de hospedagem oferece serviços de segurança, como a autenticação em dois fatores;
- Por último, pergunte sobre como funciona o backup. Você não vai querer perder todos os seus dados caso o seu site seja invadido por terceiros.
Agora, se você tem ou atende a uma empresa de maior porte e maior potencial de acessos, deve considerar a atualização para VPS ou para uma hospedagem dedicada.
4. “Meu layout está completamente errado”
Você já viu um projeto de site offline e quando ele foi adicionado ao servidor, tudo mudou e ficou fora de lugar? Como se nenhum dos seus elementos de layout ou design estivessem funcionando?
Problemas de hospedagem como esses acontecem porque o arquivo de folha de estilo em cascata (CSS) do site está faltando.
Logo, tente reenviar os arquivos CSS ou todo o seu site a partir de backups.
Isso geralmente captura um arquivo CSS que não foi enviado na primeira vez. Se isso não funcionar, você precisará descobrir onde seu arquivo CSS deve estar localizado e movê-lo para lá.
5. IP compartilhado
Quando uma página da web é hospedada em um servidor compartilhado, um mesmo endereço de IP é utilizado pelos demais sites.
Isso significa que, se qualquer um dos sites encaminhar e-mails infectados ou praticar SPAM, o IP automaticamente cairá na lista negra dos servidores de e-mail. Com isso, a sua empresa terá dificuldades para entrar em contato com os clientes.
Para evitar que isso aconteça, solicite um IP dedicado junto ao serviço de hospedagem ou utilize ferramentas específicas de E-mail Marketing.
6. Suporte Ineficiente
Ninguém está livre de problemas de hospedagem. É por isso que o suporte da empresa contratada precisa ser eficiente e resolver as questões na medida em que elas surgem.
Um site fora do ar pode significar dezenas de clientes perdidos e, e, consequentemente, em uma baixa taxa de conversão, seguido de um sério prejuízo para a sua empresa no final do mês.
Ter um suporte ao cliente confiável ajuda a evitar isso. Acontece que nem todos os provedores de hospedagem levam esse serviço a sério.
Tenha em mente que quando o desempenho do seu site está em jogo, o suporte ao cliente inadequado pode resultar em perda de receita.
Infelizmente esse problema só pode ser resolvido trocando a hospedagem ou avaliando o serviço de suporte antes de contratá-lo.
Na Hostbits, possuímos um contato mais direto com os nossos clientes. Por isso, oferecemos suporte através de vários canais, como telefone, whatsapp, email e tickets.
7. Propaganda enganosa
O mercado está repleto de empresas desconhecidas e obscuras, que oferecem um serviço de alto nível por um preço muito baixo em comparação às empresas bem reconhecidas.
Tais empresas geralmente não têm condições — em termos de estrutura — de entregar o que é ofertado.
As pessoas por trás do negócio não são sérias, tampouco éticas, e, certamente, não prestarão o devido suporte técnico quando os problemas começarem a surgir.
Evite problemas de hospedagem de sites: conte com a Hostbits!
Dê preferência às empresas que já possuam certa experiência e credibilidade no mercado, pois essas são transparentes, contam com uma infraestrutura adequada e estipulam preços condizentes com o que é ofertado. Conte com a gente!