O G Suite agora é Google Workspace – O que muda?

Nesta terça, 06 de outubro 2020, a Google anunciou a alteração do nome da plataforma de aplicações corporativas G Suite para Google Workspace, apresentando algumas atualizações em seu layout e novidades com relação a integração entre os usuários dentro do ambiente de colaboração do trabalho. Confira a seguir as principais características do Google Workspace:

1 – Os planos pagos do Google Workspace

Uma das principais mudanças do Google Workspace é com relação aos planos de assinatura, que também ganharam outros nomes e benefícios. Confira a tabela com as atualizações e mudanças:

  • O plano Basic do G Suite foi substituído pelo Business Starter, que disponibiliza 30 GB de armazenamento por usuário, entre outros benefícios. 
  • O plano Business deu origem a dois planos: o Business Standard, que oferece 2 TB de armazenamento por usuário, e o Business Plus, que oferece 5 TB.
  • O plano Enterprise continua oferecendo espaço de armazenamento ilimitado, porém é preciso entrar em contato com a equipe de vendas para receber informações sobre preços de acordo com as necessidades da empresa.

2 – Integração entre as aplicações Google

Com o Google Workspace será possível criar grupos ou salas para projetos (rooms) escolhendo usuários específicos do G Suite e também convidados. Os membros participantes dessas salas podem compartilhar e editar documentos no docs, planilhas e slides, ao mesmo tempo em que conversam entre si por chat ou videoconferência. 

Assim, sua empresa poderá se comunicar integrando informações de maneira plena com todos os usuários presentes na sala, com colaboração em tempo real, e também compartilhar e editar documentos colaborativos com convidados, como clientes e pessoas externas à empresa. 

Com essa integração muito mais dinâmica entre as ferramentas Drive, Gmail, Docs, Apresentações, Planilhas, Mensagens, Sheets (e outros) e do armazenamento em nuvem, o Google Workspace traz vantagens para o trabalhador remoto:

  • A economia de tempo e a organização de poder abrir conferência, chats e  documentos em uma única guia;
  • Uma comunicação melhor entre os membros das salas, visto que além de poderem se comunicar através do chat ou via conferência enquanto edita um documento importante, também será possível fazer menções com o uso do @ (como no Instagram), e através desse arroba você poderá ter mais informações desse usuário, podendo por exemplo adicioná-lo aos contatos. 

Com o Google Workspace também será possível também conectar-se através do meet utilizando o Gmail, o Chat, o Docs, o Planilhas e o Apresentações Google, mesmo que você não esteja necessariamente em uma sala de trabalho. Com todas essas mudanças que conectam os funcionários de maneira ainda mais participativa, a Google promete um ambiente de trabalho remoto muito mais produtivo, como a empresa afirmou: 

“Ao conectar você a conteúdo e pessoas relevantes diretamente no Documentos, Planilhas e Apresentações, o Google Workspace ajuda você a fazer mais de onde você já está.”

3 – Uma Mudança de identidade visual

No anúncio, a Google também apresentou uma nova identidade visual para os ícones dos aplicativos. Segundo a empresa, os ícones da versão G Suite foram concebidos individualmente, com foco em uma execução de qualidade da função de cada aplicação. Agora, o Google Workspace carrega uma identidade de conectividade e flexibilidade dos aplicativos: o Gmail agora não é apenas um email, mas um local onde é possível conectar-se de maneira colaborativa com outras pessoas. E esse mesmo conceito está presente na identidade de todas as aplicações atualizadas.

É provável que nos próximos meses o Google apresente ainda mais atualizações para o Google Workspace, inclusive sobre a ampliação do pacote educacional e o pacote para organizações sem fins lucrativos. Afinal, a empresa está focada em integrar  suas aplicações cada vez mais. 

Lembre-se que caso você ainda tenha dúvidas sobre como contratar o Google Workspace para que o seu negócio possa ter acesso a todos os seus recursos e vantagens, você pode procurar pelo auxílio de uma empresa especializada que possa te orientar e responder todos seus questionamentos. 

E você, o que achou do Google Workspace? Conta para nós nos comentários!