Computação em Nuvem: 7 motivos para investir em 2021

A chamada computação em nuvem, consiste num conjunto de soluções que possibilita o acesso remoto a dados e arquivos essenciais para o trabalho, como contratos, apresentações, formulários de qualquer lugar, a qualquer hora.

Com o advento do trabalho remoto e home office, muitas empresas tiveram que realizar esforços para migrar os dados empresariais – antes dispostos no escritório físico para a nuvem.

Todos os dias, mais e mais empresas adotam computação em nuvem em sua infraestrutura e nós da Hostbits, reunimos alguns motivos para você investir nessa solução ainda neste ano.

Continue lendo e descubra!

1. Pague conforme sua organização usar a nuvem

Uma pequena empresa precisa cortar gastos desnecessários sempre que possível. Otimizar o custo dos recursos da sua empresa gastando dinheiro apenas nos ativos que você usa é a maneira perfeita de manter as despesas baixas.

Sendo assim, um dos maiores benefícios da nuvem, especificamente a nuvem pública, é o modelo de preços sob demanda para seus serviços. 

Isso significa que você paga apenas pelos recursos de nuvem que usa, em vez de pagar uma taxa fixa por uma determinada quantidade de recursos.

2. Centralize soluções para pequenas empresas com a computação em nuvem

computação-em-nuvem

Dependendo das necessidades de seu negócio, pode ser possível para sua pequena empresa implementar uma série de soluções em nuvem que satisfaçam a maioria de suas tarefas. 

Assim, provedores de nuvem pública, como o Google Workspace, oferecem uma ampla variedade de serviços no mesmo mercado de nuvem. 

Ao mesmo tempo, com a integração de várias dessas soluções à infraestrutura de sua pequena empresa, você pode centralizar suas operações de TI na nuvem.

3. Trabalhe de qualquer lugar

Os benefícios da mobilidade fornecidos pela computação em nuvem estão aumentando rapidamente para empresas de todos os tamanhos. No mundo de conectividade de hoje, podemos trabalhar quando e onde quisermos. 

Assim, enquanto espera por um voo no aeroporto ou em casa com uma criança doente, você ainda pode trabalhar – e com eficiência.

Antes do armazenamento em nuvem, trabalhar fora do escritório era problemático e demorado. 

Lembra de ter que salvar seus arquivos no seu laptop e depois voltar ao trabalho e precisar transferir esses arquivos atualizados para garantir que outras pessoas tenham acesso à versão mais recente? 

Com a nuvem, isso não é mais necessário.

4. Dados armazenados e de fácil acesso

O armazenamento de dados é um dos usos mais comuns da nuvem, tanto para uso pessoal quanto comercial. 

Assim, ter um local para armazenar os dados da sua empresa que podem ser acessados ​​de qualquer lugar é uma opção conveniente para pequenas empresas. 

O armazenamento de dados em nuvem costuma ser mais econômico do que a execução de soluções de armazenamento de dados no local.

Construir e manter servidores de armazenamento físico pode ser caro, especialmente se você tiver uma grande quantidade de espaço de armazenamento não utilizado. 

Com uma solução de armazenamento em nuvem, você não precisa se preocupar em manter a infraestrutura física. 

5. Mais segurança para os seus dados corporativos

Uma das grandes preocupações para empresas que utilizam o armazenamento em nuvem é a segurança.

Portanto, antes de escolherem um serviço em nuvem para seus negócios, eles se certificam de que o serviço fornecido lhes oferece melhor segurança.

Com o armazenamento em nuvem é praticamente impossível perder todos os seus dados.

Isso porque, na nuvem, os seus dados serão comportados em servidores redundantes, portanto, mesmo se um dos data centers colapsar, eles ainda serão gerenciados pelos outros data centers, o que torna seus dados seguros e supervisionados. 

Seus dados somente serão perdidos caso todos os data centers do provedor de armazenamento forem destruídos, o que é praticamente impossível porque um serviço de armazenamento em nuvem é formado por milhares de deles.

6. Possibilidade de sincronização

Cada fornecedor de armazenamento oferece o recurso de sincronização. 

Dessa forma, você pode sincronizar os dados de armazenamento em nuvem com qualquer dispositivo que desejar. 

Como já discutimos, podemos acessar nossos dados de qualquer dispositivo e de qualquer parte do mundo, mas essa acessibilidade é feita com o auxílio da sincronização. 

Com as credenciais adequadas, você pode fazer login em seu serviço de armazenamento através de qualquer dispositivo.

Dessa forma, poderá acessar todos os seus dados que foram armazenados naquele armazenamento em nuvem. 

Não há necessidade de copiar dados de um dispositivo para outro, mas você precisa de uma boa conexão com a Internet para ter acesso a todos os seus arquivos.

7. Investimentos em computação em nuvem devem continuar crescendo

Estima-se que até 2023, o investimento em nuvens públicas mais que dobrarão. 

Essa estatística, retirada do estudo feito ainda em 2019 pela MarketsandMarkets mostra a tendência global do investimento em computação em nuvem, sobretudo pelos grandes líderes do mercado.

No Brasil, calcula-se que a computação em nuvem cresceu em torno de 35,5% em 2020, impulsionada pelo setor de serviços.

Na América Latina, o país já é o maior investidor neste tipo de tecnologia de armazenamento, apesar de ainda não aproveitar todos os benefícios, como a escalabilidade e disponibilidade, conforme o relatório da Global Cloud Computing Scorecard.

Dessa forma, planejar o seu investimento em computação em nuvem para a sua empresa deve ser uma das prioridades para 2021, um ano que deve ser crucial para a consolidação da nuvem como ferramenta de armazenamento de dados para pequenas e médias empresas.

Seja como for, conte com a Hostbits para mover os seus dados corporativos e migrar a sua empresa para a nuvem pública.

google-workspace