7 dicas para criar a Landing Page perfeita (mesmo sem ser um expert)

Você quer criar uma landing page para um produto ou serviço, ou até mesmo, já criou uma e não está satisfeito com as suas taxas de conversão?

Landing Pages – ou páginas de destino – em tradução livre são páginas orientadas para a conversão. A proposta é comunicar uma única oferta e utilizar gatilhos e estratégias para convencer o visitante a realizar o cadastro.

Pode parecer simples, mas muitas empresas apenas replicam as mesmas landing pages enquanto esperam resultados. 

Por isso, neste artigo, vamos mostrar algumas dicas que utilizamos para construir landing pages com ótimas taxas de conversão. Continue lendo para saber mais!

1. Determine um objetivo para sua página de destino

Páginas de destino existem para impulsionar as conversões. 

Então, você precisa se perguntar que tipo de conversão você espera impulsionar? Os objetivos de conversão mais comuns incluem:

Branding: Isso envolve aumentar sua lista de assinantes de e-mail e construir um relacionamento com esses indivíduos através de conteúdo sobre sua marca, bem como seus produtos/serviços que resultam em seguidores leais e crescimento de clientes.

Geração de leads: Isso envolve a captura de informações de contato de clientes potenciais interessados ​​em seu produto / serviço para que um membro de sua equipe de vendas possa fazer o acompanhamento.

Vendas: O objetivo é facilitar compras rápidas, apresentando um produto específico e fornecendo aos usuários a capacidade de adicionar ao carrinho ou comprar sem nunca sair da página de destino.

2. Tente usar construtores de landing pages

Você não precisa de um desenvolvedor web ou especialista em programação para criar sua landing page, pois qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sobre construção de sites pode criar uma usando ferramentas online.

Existem muitos construtores de páginas de destino que estão a uma pesquisa do Google de distância.

Você deve verificá-los e escolher o melhor para os objetivos de sua marca. Além disso, considere as suas habilidades no uso de ferramentas on-line e certifique-se de que o construtor que você escolher seja fácil de manusear para você.

Os construtores de landing pages também podem ser integrados a outras plataformas para que você possa distribuir sua página e analisar os resultados rapidamente. Veja o que eles oferecem nestes termos. 

Por exemplo, o construtor de sites da Hostbits é uma opção simples para a construção de landing pages. Lá, você pode encontrar pelo menos 11 modelos diferentes de landing pages e personalizar a sua, apenas arrastando e soltando os elementos.

3. Adapte sua página à sua oferta

Quanto mais páginas de destino você tiver, maior será a probabilidade de conversão de visitantes em leads. 

Logo, é interessante que ao criar uma Landing Page, você adapte e dimensione sua página de destino para que haja uma narrativa clara para seu cliente seguir. 

Eles não conseguirão ver a correlação entre seu anúncio e sua oferta se você usar páginas de destino padronizadas para cada campanha.

Melhor ainda, remova a navegação para outras áreas do site da sua landing page.

Quanto menos distrações, melhor. 

Então, pense em sua página de destino como seu caixa de check-out na loja. Não mascare o objetivo final com imagens chamativas ou coloque-o atrás de outra sinalização.

4. Utilize Vídeos, imagens e chamadas atraentes

Não se esqueça de criar chamadas (headlines) atraentes com cores vivas explicando as ofertas e propostas de valor. Por exemplo:

  1. Contrate o mais simples e intuitivo construtor de sites!
  2. Construa o seu site mesmo sem ser um especialista

Ambas são chamadas interessantes e que comunicam a oferta, assim como os seus diferenciais e também o público alvo (no caso da segunda chamada).

Da mesma forma, imagens coesas e em alta qualidade, assim como vídeos criativos e educativos também são opções que auxiliam na conversão.

Lembre-se: a visualização dos produtos é a chave para as vendas. 

5. Concentre-se nos benefícios, não nos recursos

Aqui vai uma verdade inconveniente: 

Seu público pouco se importa se você revisou todos os aspectos de seu produto, fez upgrade para um processador de última geração ou investiu em 100% em novas tecnologias. 

Eles se preocupam com o que esses recursos farão por eles.

Se um processador de última geração significa velocidades de carregamento mais rápidas para seu entretenimento favorito, diga isso. 

Se o tecido das suas roupas for mais macio e melhor para peles mais delicadas, mencione isso logo de cara. 

Não caia na armadilha de vender seu produto; venda a seus clientes potenciais uma versão aprimorada de si mesmos. 

Então, pense em que seu produto os ajudará a se tornar: Feliz? Saudável? Como isso vai melhorar suas vidas?

6. Planeje a estrutura da sua landing page

criar landing page

Independentemente do objetivo, uma boa página de destino deve ter pelo menos cinco elementos:

  • Um título
  • Uma breve descrição de sua oferta
  • Benefícios
  • Imagens relevantes
  • Um formulário de captura
  • Um Call to Action

Outros elementos que podem compor landing pages mais completas são:

  • FAQ
  • Depoimentos
  • Vídeos

7. Utilize testes A/B para maximizar as oportunidades de conversão

Agora que sua página de destino tem todos os elementos essenciais, é hora de realizar testes A/B com a sua copy, recursos visuais, design e CTA. 

Dessa forma, revise as métricas de desempenho de cada página para saber o que você pode ajustar para alcançar sua taxa de conversão ideal. 

Não se esqueça de testar apenas um elemento da página de destino por vez para ver qual fez a diferença.

Embora não esteja diretamente relacionado ao teste A/B, é importante observar outras otimizações que você deve priorizar: otimizar a cópia para mecanismos de pesquisa (SEO) e diminuir o tempo de carregamento da sua landing page, especialmente em dispositivos móveis. 

SAIBA MAIS: Descubra como fazer uma Auditoria de Site

Até mesmo o menor atraso no tempo de carregamento pode afetar negativamente as taxas de conversão. Para avaliar o desempenho da sua página de destino, verifique a ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google.

Na Hostbits você tem um construtor de sites e hospedagem!

Então, o que achou das nossas dicas para a construção de landing pages? 

Para dar o próximo passo na construção da imagem da sua empresa online, conte com a Hostbits.

Clique no banner abaixo para saber mais e até a próxima!

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