Auditoria de Site: descubra se seu site tem boa performance!

Seu site anda devagar, quase parando ou não está cumprindo a função de gerar leads para o seu negócio? Antes de tomar a decisão de produzir um novo, uma auditoria de site pode ajudar a decidir o que fazer.

Existem algumas ferramentas (gratuitas) que você pode utilizar para fazer a auditoria, assim como parâmetros como velocidade de carregamento, experiência do usuário e SEO on Page para você ficar de olho.

Neste artigo, a Hostbits te mostra como conduzir uma auditoria de site de forma simples e prática.

Pronto para identificar problemas e solucioná-los? Então, continue lendo!

O que é e como funciona uma auditoria de site?

auditoria de site

(Análise de Tráfego obtida através da ferramenta Ubersugest)

Também chamada de auditoria de SEO (Search Engine Optmization) uma auditoria de site vai fornecer para sua empresa um diagnóstico sobre a performance do seu site atual.

Embora nem tudo possa ser feito através de ferramentas – por exemplo, uma análise de UX mais apurada requer um profissional especializado – é possível obter um bom diagnóstico através delas.

Além disso, você também vai obter insights valiosos ao entender qual página está recebendo mais visitas e onde os usuários ficam por mais tempo, por exemplo.

Através da auditoria de site é possível verificar métricas como

  • Número total de visitas;
  • Visitantes recorrentes;
  • Fontes de Tráfego;
  • Índice de Rejeição (Bounce Rate);
  • Tempo de Permanência no Site;
  • Ranqueamento de Palavras-chave do seu site.

Os diferentes tipos de auditoria de site

auditoria de site

Em termos gerais, uma auditoria de site é uma análise completa dos fatores que afetam a visibilidade de um site para os mecanismos de pesquisa e a facilidade de uso para os usuários. 

Mas nem sempre é necessária uma auditoria completa do site. 

Abaixo estão alguns dos tipos mais comuns de auditoria e dicas sobre quando você pode precisar de uma. 

Auditoria técnica 

Conteúdo útil e backlinks de boa qualidade podem ajudar a classificar o seu site, mas se houver um problema técnico – todo o seu esforço será em vão. As auditorias técnicas se concentram nas melhores práticas de rastreamento e indexação e geralmente são conduzidas por programadores.

Auditoria de SEO 

Uma auditoria de SEO mede o quão bem o seu site está otimizado para os motores de busca (Google). Isso pode incluir a análise de palavras-chave, comportamento do tráfego, além de otimização de imagem e vídeo. Essa auditoria pode ser realizada por profissionais especializados em SEO.

Auditoria de conteúdo 

Embora o conteúdo seja frequentemente revisado como parte de uma auditoria de SEO, as auditorias de conteúdo autônomas também podem ser criteriosas, fornecendo fortes insights sobre quais mensagens e tom de voz estão convertendo e quais não estão.

Por que a auditoria de site é um bom negócio?

Muitas empresas criam projetos grandiosos de sites, com diversas páginas e vídeos somente para entender depois que as páginas não estão carregando como deveriam ou que o projeto não está recebendo visitas.

Também existem aqueles que não dão a devida importância, não investem como deveriam e acabam tendo que recorrer ao suporte diversas vezes, o que gera dores de cabeça.

Uma auditoria de site é útil tanto para verificar pontos de melhoria em projetos que já estão no ar e funcionando bem, como para indicar um caminho a seguir com um novo projeto de site. 

Logo, auditar o seu site é sempre um bom negócio. Outros benefícios da auditoria incluem:

  • Melhorar a classificação do seu domínio nos resultados da pesquisa para obter mais tráfego; 
  • Economize em marketing, publicidade online e vendas perdidas;
  • Criar um plano estratégico de SEO que apoie seus objetivos de negócios.

Com que frequência você deve auditar seu site? 

É uma boa ideia auditar o seu site duas a três vezes por ano. Ser proativo permitirá que você construa o tráfego organicamente, ganhando impulso e maior visibilidade.

Dessa forma, por meio da consistência, em vez de perder um espaço precioso para novos concorrentes, mudanças nas tendências do setor ou atualizações de algoritmos, você sempre sairá na frente.

Já as métricas de conteúdo devem ser analisadas pelo menos mensalmente. Esse hábito vai ajudar a direcionar melhor o seu conteúdo para o que os usuários estão buscando.

3 ferramentas para conduzir uma auditoria de site

Para colocar em prática a auditoria, você precisará recorrer a algumas ferramentas disponíveis online. Existem várias opções na internet. Abaixo, listamos as 3 principais:

Semrush

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Uma das ferramentas mais completas para auditoria de SEO, a Semrush permite que você analise o seu tráfego orgânico e pago.

Além de funcionalidades básicas como, análise de tráfego, dispositivos e de público, a ferramenta ainda permite uma análise comparativa completa dos seus concorrentes.

A Semrush é paga, mas pode ser avaliada na versão trial, inserindo os dados do seu cartão de crédito.

Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta desenvolvida pelo Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital no mundo.

Ela serve, prioritariamente, para você analisar palavras-chave a fim de otimizar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

A ferramenta também é útil para sua auditoria, pois permite que você analise a sua URL ou a dos concorrentes, trazendo informações como tráfego, usuários e muito mais. Vale a pena conferir.

Ahrefs

A Ahrefs é uma ferramenta de auditoria de domínios avançada.

Útil principalmente para você colocar em prática uma estratégia de backlinks – que são aqueles links externos que apontam para o seu domínio e trazem mais relevância para o seu site.

Utilize a função chamada “site explorer” para ver métricas gerais e estimativas de tráfego.

A Hospedagem afeta o SEO e a performance do seu Site!

A escolha de uma empresa de hospedagem deve ser feita estrategicamente caso você deseje estar bem posicionado organicamente no Google e demais buscadores.

Fatores de hospedagem como tempo de disponibilidade (uptime), velocidade, segurança e certificados como o SSL influenciam diretamente no desempenho do seu site e também precisam ser auditados.

Esperamos que este artigo tenha mostrado para você um caminho para a sua auditoria de site.

Aproveite para utilizar os dados obtidos no diagnóstico para planejar otimizações técnicas, de SEO e de conteúdo no seu domínio.

Um site continua sendo o seu cartão de visitas na internet. 

Entretanto, mais que isso, ele precisa atrair a sua audiência e transformar o tráfego em contatos (leads), clientes em potencial que podem comprar o seu produto no futuro.

Conte com a Hostbits para a otimização da sua hospedagem!

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