O Gmail corporativo possui diversos recursos, sendo um deles o de pesquisa, que permite que você descubra rapidamente os e-mails que são importantes para você.
No entanto, algumas pessoas não sabem que existem algumas formas de utilizar esta opção de forma muito mais eficaz.
Sem dúvida, o Gmail é o serviço de e-mail gratuito mais popular na internet e ele proporciona muitas vantagens que atendem as diferenças tanto de e-mail corporativo, quanto de e-mail pessoal.
Com muitos recursos – que incluem armazenamento e velocidade rápida -, o Gmail é uma das primeiras escolhas dos usuários da internet quando se trata de fazer comunicação por e-mail.
Com o passar dos anos, o serviço de e-mail foi aprimorado, adicionando várias outras soluções e inteligência.
Mas, uma das características marcantes do Gmail é a sua capacidade de busca avançada que permite que usuários realizem várias coisas com a ajuda do recurso de pesquisa.
Essa opção não serve apenas para filtrar seus e-mails importantes, mas também para manter sua lista de organizada, cancelar assinaturas e fazer diversas outras coisas.
Para te ajudar a potencializar o uso do seu Gmail corporativo, criamos uma lista com 4 dicas de pesquisa que você pode experimentar agora mesmo!
Como potencializar o Gmail corporativo ao utilizar o recurso de busca
O Google é o motor de pesquisa mais conhecido e popular do mundo. Afinal, são milhares de pessoas realizando pesquisas diariamente no Google.com e encontrando uma imensa lista de resultados.
Com essa tecnologia, o Google também não poderia deixar de oferecer um excelente recurso de busca para o seu serviço de e-mail. Porém, muitas pessoas não fazem ideia de como essa opção pode ser útil, principalmente quando se trata de Gmail corporativo – que já proporciona diversos benefícios para os negócios.
Para que você possa aproveitar esse recurso o máximo possível, aqui está a nossa lista com ótimas dicas.
1. Encontre e-mails importantes não lidos
O Gmail tem a capacidade de compreender seu padrão quando você abre certos e-mails e responde a eles. Com base nesse padrão, ele atribui automaticamente a tag “Importante” com uma seta amarela logo acima do nome do remetente.
No entanto, muitas vezes acontece que alguns dos seus e-mails importantes ficam “escondidos” sob outros menos importantes e podem passar despercebidos. Usando a consulta de pesquisa “is: important” e “is: unread” – não lida em português -, você pode acessar essas mensagens. A pesquisa ficaria: “is: important is: unread”.
Com isso, o risco de você deixar de visualizar um e-mail importante será minimizado e você ainda poderá manter sua caixa de entrada organizada, já que poderá visualizá-lo quando for necessário, principalmente quando se trata daqueles que não foram lidos.
2. Encontre mensagens baseadas em data ou horário
Se você gosta de manter a caixa de entrada do seu Gmail corporativo limpa e organizada, esta consulta de pesquisa pode filtrar todos os e-mails que você enviou e recebeu durante um determinado período para uma necessidade específica ou para apagá-los em massa.
Para fazer isso, utilize o seguinte termo para a pesquisa: “before: data”. Por exemplo: “before: 29/04/2016” ou “before: 2016”. Você também pode usar essa consulta para descobrir mensagens antigas e importantes de forma rápida, em vez de vasculhar todas as páginas uma por uma.
Além de filtrar os e-mails por data, também é possível que você faça pesquisas baseadas em tempo. Ou seja, é possível filtrar mensagens que você recebeu ou enviou em uma determinada hora.
Por exemplo, você pode filtrar e-mails recebidos entre 5 de dezembro de 2019 às 9h30 e 10 de janeiro de 2020 às 20h30. Para fazer isso, primeiro você precisará fazer uma conversão de data e tempo utilizando um conversor Epoch.
Para o exemplo mencionada acima, a conversão fica 1575592200 e 1578699000. Logo, o termo utilizado para a pesquisa seria: “after:1575592200 before:1578699000”.
3. Faça o cancelamento de assinaturas de uma vez
Se você não quer mais receber newsletters e fazer parte de listas de e-mails frequentes e desnecessárias, nas quais você nem lembra de ter feito sua inscrição, essa forma de pesquisa pode facilitar a sua vida.
Utilize o termo “label:^unsub” na pesquisa para ver as mensagens contendo o marcador de cancelamento oculto. Veja quais são aqueles que realmente são importantes para você e cancele a inscrição dos outros.
4. Encontre o anexo com nome e tipo de arquivo
Outra opção de busca que é muito útil no Gmail é a de anexo exato. Você pode utilizar o nome do arquivo e sua extensão na consulta para obter resultados exatos e não ter que ficar procurando em diversos e-mails do remetente até encontrá-lo.
O termo de pesquisa para encontrar arquivos é: “filename:(nome do arquivo).pdf or doc, ppt, xls”. Você também pode combiná-la com o nome do remetente para ter resultados mais exatos.
Conclusão sobre busca no Gmail corporativo
Além das dicas que citamos, também é importante deixar claro que você pode obter resultados que correspondem à sua consulta de palavra exata no Gmail. Basta inserir a palavra ou frase entre as aspas duplas ou usar “+” e sua palavra ou frase para filtrar os resultados, da seguinte forma: “palavra ou frase” ou + “palavra ou frase”.
Com tantas soluções, o Gmail prova que é uma excelente ferramenta do Google G Suite – que é um pacote de recursos voltados para a produtividade.
Vale dizer que as dicas que citamos são algumas que podem ser aplicadas na busca do Gmail, já que existem diversos outros termos de busca que podem ser utilizados para diferentes necessidades.
Portanto, use e abuse dos recursos do Gmail para tornar o seu e-mail muito mais organizado e útil.
Principalmente quando se trata de Gmail corporativo, é extremamente importante que sua caixa de e-mail esteja organizada e que você possa encontrar a mensagem que deseja de forma prática, otimizando o seu tempo.
Aperte aqui para saber como utilizar o Gmail corporativo no seu negócio.