Google Slides: 7 recursos para uma apresentação incrível

Possibilidade de salvar tudo automaticamente na nuvem e o compartilhamento da apresentação em tempo real com a sua equipe são apenas alguns dos recursos que estão fazendo muita gente migrar do Power Point para o Google Slides.

Com interface semelhante ao software da Microsoft, o Google Slides é super fácil de usar, além de fazer parte do Google Workspace (antigo Gsuit), pacote de ferramentas colaborativas da Google para empresas.

Neste artigo, você aprenderá o que pode fazer com o Google Slides através de 7 recursos presentes neste criador de apresentações online. Pronto para dar adeus aos vários aquivos de PPT na sua área de trabalho?

Primeiro, diga olá para o Google Slides!

Primeiramente, vamos para uma apresentação rápida. Se você tem uma conta no gmail e compartilha arquivos no Google Drive, então já tem acesso ao Google Slides.

Apenas dê uma olhada no ícone ao lado da sua foto de perfil e encontre o ícone do Google Slides:

google-slides

Pronto, você já está apto a criar apresentações online incríveis utilizando o Google Slides. Agora, vamos para as 7 dicas de recursos disponíveis na ferramenta do Google? Acompanhe!

Escolha modelos de apresentações prontos

A escolha de um modelo de apresentação geralmente nos faz perder um bom tempo, não é mesmo? 

No Google Slides, você pode fazer isso clicando em qualquer miniatura de slide no painel do lado esquerdo. Você verá essas opções na barra de menu:

google-slides-temas

Como você pode ver, basta clicar no tema de sua preferência e as alterações serão aplicadas em tempo real em todos os seus slides. 

Além disso, se você deseja importar um tema de uma apresentação existente, pode clicar no botão amarelo Importar tema.

Então é só brincar com as diferentes opções de tema até encontrar aquele que funciona melhor para sua apresentação!

Insira diferentes tipos de diagramas na sua apresentação

Um ponto positivo do Google Slides é a possibilidade de adicionar diagramas que tornam a sua apresentação mais dinâmica e te auxilia a transmitir informações da melhor forma. 

Inserir um diagrama na sua apresentação é muito simples. No menu superior, basta clicar em Inserir > Diagrama. Pronto!

Como você pode ver abaixo, é possível escolher entre 6 tipos diferentes de diagramas: 

  • Diagramas de grade; 
  • Hierarquia;
  • Linha do tempo; 
  • Processo;
  • Relacionamento e; 
  • Ciclo.

Faça mudanças gerais através do Slide Mestre

Se você está trabalhando apenas com alguns slides, pode não precisar de um slide mestre. No entanto, possivelmente vai agradecer por este recurso existir quando chegar a dois dígitos (digamos de 10 slides em diante).

Embora possa não parecer, o slide mestre vai te fazer ganhar um tempo precioso! 

Você não precisa editar cada slide individualmente; em vez disso, você pode simplesmente ir diretamente para o slide mestre e todos os slides da apresentação serão atualizados automaticamente. 

Para fazer isso, basta ir para Slide> Editar mestre:

apresentações-google

Feito isso, agora clique nos elementos que precisa alterar. Por exemplo, se você deseja que todos os títulos e subtítulos usem a fonte Monserrat, você pode alterar isso aqui. 

Há muitas coisas que você pode fazer com o slide mestre. É possível, por exemplo, adicionar o logotipo da sua empresa na seção de rodapé ou no cabeçalho, e ele aparecerá automaticamente em todos os seus slides. 

A dica principal aqui é entender que se você deseja que algo apareça em todos os slides, a melhor maneira de fazer isso é editando o slide mestre.

Adicione vídeos na sua apresentação do Google Slides

Outro ótimo recurso do Google Slides é a possibilidade de inserir vídeos direto do Youtube na sua apresentação para torná-la ainda melhor. Para fazer isso, clique em Inserir> Vídeo e você verá o seguinte na sua tela:

google-slides-videos

Além de vídeos do Youtube,  como é possível observar na imagem, também é possível adicionar vídeos através de uma URL do Youtube ou qualquer outro vídeo disponível e salvo no seu Google Drive.

Você ainda pode editar o seu vídeo, retirando o som, cortando e modificando o formato como desejar.

Colabore com o seu time em tempo real

O Google Workspace se destaca por seus recursos de colaboração online de alto nível. Com o Google Slides não é diferente. 

Se você estiver trabalhando com uma equipe de designers e criadores de conteúdo, o botão amarelo “Compartilhar” vai ser o seu melhor amigo! Você vai encontrá-lo no canto superior direito da sua apresentação.

Ao clicar no botão, uma caixa de pop-up será aberta. Agora basta adicionar os emails dos seus colaboradores e enviar.

Também é possível definir o tipo de permissão (editar, visualizar, fazer comentários), além de enviar um texo no corpo do email.

Extraia e edite imagens do seu Google Drive

Se você já é um usuário regular do Google Drive, em particular Google Slides, provavelmente, já tentou baixar imagens de uma apresentação e não teve sucesso. 

Mas não precisa se preocupar, pois não há funcionalidade para salvá-las ou baixá-las no arquivo escolhido.

Abaixo, você confere uma maneira rápida e fácil de editar e baixar suas imagens. No arquivo escolhido: 

  • Clique com o botão direito e copie a imagem que deseja baixar;
  • Abra um desenho do Google> https://docs.google.com/drawings/create (ou abra no Drive);
  • Cole a imagem em um desenho do Google; 
  • Se necessário, reposicione, redimensione ou corte a imagem;
  • Assim que estiver satisfeito, escolha:> Arquivo> Baixar como> Imagem.

Pronto! Você encontrará suas imagens nos seus downloads.

Só porque você abandonou o Power Point e migrou para o Google Slides, não significa que todos os seus colegas de trabalho o farão. 

Pode ser uma tarefa complicada compartilhar uma apresentação de negócios com outra pessoa se ela estiverem usando o Power Point. 

Felizmente, o Google Slides permite que você abra e edite documentos em Power Point sem realmente precisar convertê-los em um arquivo do Google. 

Você só precisará abrir o Apresentações Google por meio do Chrome e instalar a extensão do Office Editing para Documentos, Planilhas e Apresentações.

Pronto para migrar para o Google Slides?

Como você pode observar ao longo deste texto, o Google Slides apresenta uma série de recursos para você e a sua empresa. 

É natural que ainda haja uma certa resistência, mas tenha certeza de que trabalhar na nuvem é a forma mais prática e segura e elaborar as suas apresentações e levá-las até outro nível. 

E se a sua empresa ainda não conta com o Google Workspace, venha para o time da Hostbits e dê mais um passo na transformação digital da sua organização!

google-workspace