Velocidade de carregamento do site: 7 Ferramentas gratuitas para usar hoje mesmo

A velocidade de carregamento do site pode fazer com que ele tenha muito sucesso ou seja um grande desastre. 

Isso porque os consumidores online estão em busca de soluções rápidas e não vão perder tempo em um site que demora para carregar suas páginas.

Por esse motivo, desenvolvedores web, profissionais de marketing e departamentos de TI estão cada vez mais buscando por formas de evitar este problema. 

Além de buscar e aplicar técnicas nos sites para que eles fiquem mais rápidos, eles também estão em busca de ferramentas de teste de velocidade. 

A velocidade do carregamento de um site impacta em seu desempenho em quase todas as áreas, desde a experiência do usuário até a otimização para o mecanismos de pesquisas, como o Google. 

De fato, a maioria dos usuários de sites espera apenas cerca de quatro segundos para que uma página seja carregada. Ou seja, um site mais rápido consegue ter um desempenho muito melhor. 

No entanto, saber por onde começar pode ser um pouco difícil. Afinal, como saber se o site realmente está ou não com um bom carregamento?

Ficar sentado em frente ao seu computador com um cronômetro enquanto o site é carregado não é uma boa maneira de determinar se ele é rápido o suficiente. 

É por isso que a procura por ferramentas para medir velocidade de carregamento do site é cada vez maior. 

Para te ajudar, criamos uma lista com algumas dicas das ferramentas mais utilizadas para medir velocidade de sites, sendo todas elas gratuitas. 

Confira a seguir! 

Sugestões de ferramentas para medir velocidade de carregamento do site

Nossa lista contém as ferramentas que mais estão sendo utilizadas, no momento, por profissionais para medir velocidade de carregamento do site. 

No entanto, é importante lembrar que o mercado de marketing digital está sempre mudando e se atualizando, já que precisa oferecer novas soluções. 

Portanto, as 7 ferramentas gratuitas para você usar hoje mesmo são:

1. Page Speed Insights

Page Speed Insights é uma ferramenta disponibilizada pelo Google e se tornou uma das mais conhecidas, já que é muito fácil e simples de ser utilizada. 

Para utilizá-la, basta acessar o site da ferramenta, inserir o link da página que você deseja que ocorra a verificação e depois aguardar o resultado.

Em poucos instantes a ferramenta apresenta um relatório com as informações que dizem respeito a velocidade do seu site. Vale dizer que para que a análise ocorra, é necessário que o site já tenha acessos, para que assim o Google consiga avaliar uma média de visitas dos usuários.

Além de ser muito simples de ser utilizada e oferecer uma ótima análise, o Page Speed Insights também disponibiliza sugestões sobre como você deve otimizar o site. 

2. Pingdom Website Speed Test

Pingdom é mais uma das ferramentas mais conhecidas para teste de velocidade de sites. Seus relatórios são divididos em quatro seções diferentes, que incluem uma análise em cascata, análise de página, nota de desempenho e histórico.

Os resultados de um teste de velocidade Pingdom fornecem informações de desempenho semelhantes ao do Page Speed Insights, que descrevem onde você pode fazer melhorias.

A utilização da ferramenta também é muito simples, basta acessar o site do Pingdom, inserir a url da página e escolher entre as quatro seções disponíveis. 

3. WebPageTest 

O WebPageTest atribui uma nota de A a F com base em diferentes testes de desempenho, como compactação, armazenamento em cache, etc. 

Seu relatório é dividido em seis seções, que incluem detalhes, análise de desempenho, resumo, detalhamento de conteúdo e capturas de tela.

O WebPageTest também possui recursos mais avançados, como captura de vídeo e desativação de JavaScript, por exemplo. 

4. PageScoring

O PageScoring oferece um relatório de desempenho simples e fácil de entender, além de um design minimalista. A ferramenta mostra o tempo total de carregamento e as seguintes informações: 

5. GTmetrix

O GTmetrix gera pontuações para o desempenho da página analisada e fornece recomendações para melhorá-la. Ele também é gratuito e disponibiliza um relatório detalhado, sendo seus principais recursos: 

  • Disponibilidade para que você teste seu site em diferentes países, bem como navegadores;
  • Resumo dos principais indicadores de desempenho;
  • Desempenho do site com gráficos;
  • Carregamento de páginas com vídeos. 

6. Dareboost

Á primeira vista, o Dareboost se parece com todos os outros testadores de velocidade de site. 

De certa forma, isso é bom, já que para utilizá-lo, basta inserir a url do seu site e iniciar o teste.

No entanto, o Dareboost é um pouco mais complicado. Se você já usou o serviço uma vez, precisará se inscrever em uma conta gratuita para continuar a utilizá-lo. Dito isto, a ferramenta oferece diversos recursos interessantes, como ótimo detalhamento dos dados em representações visuais e em vídeo. 

7. KeyCDN

O KeyCDN é uma ferramenta para analisar o desempenho do seu site e identificar problemas de conectividade. Ele também ajuda a impedir ataques e ações não autorizadas.

Seus principais recursos são:

  • Fácil configuração com as especificações que você desejar;
  • Relatório preciso em tempo real;
  • Evita ataques e ações não autorizadas;
  • Permite controle total sobre sua conta a partir de qualquer aplicativo em qualquer idioma. 

Como melhorar a velocidade de carregamento do seu site 

Agora que você já conferiu nossas sugestões de ferramentas para verificar como está o carregamento das páginas, também é importante que você busque e aplique técnicas que ajudem a melhorar o desempenho do seu site

Algumas formas de fazer isso são: 

  • Otimizando as imagens do seu site para que seu carregamento seja mais rápido. Você pode utilizar ferramentas para compactá-las, como TinyPNG, por exemplo.
  • Aproveite o cachê do navegador. Você pode utilizar plugins – como o W3 Total Cache para WordPress – que ajudarão a armazenar dados em cache, tornando o carregamento mais rápido para os usuário que já acessaram seu site. 

Estas são apenas algumas dicas de como melhorar a velocidade de carregamento do site. Porém, lembre-se sempre de que o seu site deve oferecer uma excelente experiência para o usuário.

Saiba mais sobre o construtor de sites Hostbits para oferecer aos usuários a melhor experiência dentro do seu site.