Gmail lotado: Descubra como resolver esse problema

Gmail lotado é um problema que, hoje em dia, pode ser fácil de acontecer, já que recebemos muitos e-mails com publicidade, das mídias sociais, com arquivos pesados, entre outros. 

Não importante se você tem um Gmail empresarial ou pessoal, pare pensar, quantos e-mails não lidos você tem agora em sua caixa de entrada? Setenta? Sete mil? 

Bem, todas essas mensagens e anexos ocupam espaço, sejam não lidos, lidos ou arquivados. 

Se você está no Gmail e não costuma arquivar em pastas ou excluir e-mails constantemente, provavelmente está ficando sem espaço e uma hora pode ficar totalmente sem capacidade de armazenamento para novas mensagens. 

O Gmail é um serviço de e-mail do Google, que oferece aos usuários 15 GB de armazenamento digital gratuitamente. 

Isso inclui tudo no Gmail, Google Drive e todas as imagens não compactadas e salvas no Google Fotos. 

É uma quantidade grande de espaço, mas se você não tomar o cuidado necessário, ele se enche rapidamente. 

Depois de atingir o limite de 15 GB, você não poderá adicionar nada ao seu Google Drive ou mesmo enviar e receber e-mails, o que pode ser um grande problema. 

Para evitar essa situação, confira algumas dicas que separamos sobre como evitar ter Gmail lotado! 

Dicas para resolver o problema de Gmail lotado

Sabemos que a ideia de Gmail lotado é assustadora, mas as únicas formas de evitar isso é tomando algumas ações para liberar mais espaço, ou pagar para o Google te liberar um armazenamento maior ou ilimitado – o que pode ser uma ótima opção quando se trata de e-mail corporativo

Se você não quer gastar para ter mais espaço no Gmail, então, aqui estão algumas dicas para te ajudar a evitar o problema. 

Exclua e-mails que não precisam de resposta

A maneira mais simples de liberar espaço no Gmail é excluindo uma grande quantidade de e-mails de uma vez. 

Mas não estamos falando de qualquer e-mail, e sim daqueles que ficam nas abas de “Promoções” ou “Social”. 

Geralmente, as mensagens que vão parar nessas abas não precisam de respostas e acabam facilmente se acomulando – principalmente se você costuma fazer muitos cadastros em redes sociais, lojas, aplicativos, etc. 

Portanto, você pode excluí-los de uma vez, já que nem precisará respondê-los. Vá na aba que deseja apagar os e-mails – Promoções ou Social – e marque a caixa no canto superior esquerda para selecionar todas as mensagens e delete (botão de lata de lixo). 

O problema desse método é que provavelmente existem mensagem que você deseja manter. Se você realiza muitas compras online, por exemplo, é bom manter seus recibos. Felizmente, existe uma maneira de separar apenas o que você precisa. 

Observe os endereços de e-mails

Você pode observar quais são os e-mails que enviam assuntos importantes. Por exemplo, o PayPal costuma enviar seus recibos ou informações importantes através do “service@paypalpal.com”.  

Assim que você identificar quais endereços de e-mail podem ser salvos, você poderá deletar todos os outros e-mails. Basta copiar e colar o e-mail na barra de pesquisa e salvar ou deletar – caso você prefira excluir os e-mails enviados por um endereço de promoções – tudo o que aparecer.

Limpe a sua lixeira

Depois de excluir centenas de e-mails desnecessários, você pode notar que o armazenamento não diminui. Embora você tenha jogado tudo no lixo, você ainda precisa esvaziar a própria lixeira. 

Se você deixar e-mails na lixeira do Gmail, depois de 30 dias eles serão excluídos automaticamente. Porém, você precisa de espaço imediatamente, portanto, retire o lixo agora. Além de liberar armazenamento, você também poderá verificar se algo importante foi excluído por acidente. 

Para fazer isso, vá até a barra lateral esquerda do Gmail, clique em “Mais” para expandir o menu se ele ainda não estiver exibindo todas as suas pastas de e-mail. Procure pela opção de “lixeira”. Assim que encontrá-la, vá para o topo da lista e clique em “Esvaziar lixeira agora”. 

Lembre-se de que tudo o que está na lixeira será deletado, portanto, tenha certeza de que não enviou algum e-mail importante para ela.

Outra forma de limpar a sua lixeira

Mesmo fazendo tudo isso você ainda não tem espaço suficiente? Bem, como já comentamos, o Gmail não é o único que consome o armazenamento oferecido pelo Google. 

O Google Drive e o Google Fotos podem encher muito rapidamente se você fizer uploads de imagens e arquivos, mas existem algumas formas de você evitar que isso aconteça. 

Google Fotos

Se você usar fotos, vá até as configurações e certifique-se de que a qualidade do upload esteja definida como “Alta qualidade” em vez de “Original”. 

Sabemos que isso não é intuitivo, mas alta qualidade significa que as imagens serão compactadas no formato de imagem de alta resolução do Google, enquanto original significa que elas permanecerão na qualidade que você as tirou – que costuma ser melhor. 

Você pode salvar quantas imagens quiser no Google Fotos, mas salvá-las na opção “Original” consumirá seu espaço. 

Google Drive

Quanto ao Google Drive, é importante que você monitore seu armazenamento. Clique em “Armazenamento usado” no lado direito para filtrar por tamanho de arquivo. 

Se você quiser, existe a opção de pagar por mais armazenamento. O Google G Suite é composto por serviços de produtividade e pode ser adquirido em três opções diferentes de planos, sendo que dois deles possuem Google Drive ilimitado. 

Fim do Gmail lotado? 

Não é possível afirmar que o problema de Gmail lotado não tem como acontecer de novo, afinal, se as mensagens continuam a chegar e não são apagadas, uma hora ou outra o espaço de armazenamento será novamente esgotado. 

Portanto, evite o máximo possível passar por essa situação. Aproveite as nossas dicas para começar agora mesmo a organizar sua caixa de entrada e apagar e-mails que não são necessários, além de verificar o Google Fotos e o Google Drive. 

Sempre que possível, esvazie as abas de “Promoções” e “Social”, exclua tudo da lixeira, e sempre que chegar um e-mail novo, o responda, armaze se for importante ou o exclua se não precisa dele. 

Você também pode acabar com o problema do Gmail lotado contratando o serviço de email corporativo do Google.

Veja como a Hostbits pode te ajudar apertando aqui.