Gmail sem espaço é um problema que, hoje em dia, pode ser fácil de acontecer, já que recebemos muitos e-mails com publicidade, das mídias sociais, com arquivos pesados, entre outros.
Não importa se você tem um Gmail empresarial ou pessoal.
Pare pra pensar: quantos e-mails não lidos você tem agora em sua caixa de entrada? Setenta? Sete mil?
Bem, todas essas mensagens e anexos ocupam espaço, sejam não lidos, lidos ou arquivados.
Se você está no Gmail e não costuma arquivar em pastas ou excluir e-mails constantemente, provavelmente está ficando sem espaço e uma hora pode ficar totalmente sem capacidade de armazenamento para novas mensagens.
O Gmail é um serviço de e-mail do Google, que oferece aos usuários 15 GB de armazenamento padrão gratuitamente.
Isso inclui tudo no Gmail, Google Drive e todas as imagens não compactadas e salvas no Google Fotos.
É uma quantidade grande de espaço, mas se você não tomar o cuidado necessário, ele se enche rapidamente.
Depois de atingir o limite de 15 GB, você não poderá adicionar nada ao seu Google Drive ou mesmo enviar e receber e-mails, o que pode ser um grande problema.
Para evitar essa situação, confira algumas dicas que separamos sobre como evitar ter Gmail lotado!
Dicas para resolver o problema de Gmail sem espaço
Sabemos que a ideia de Gmail sem espaço é assustadora, mas as únicas formas de evitar isso é tomando algumas ações para liberar mais espaço, ou pagar para o Google te liberar um armazenamento maior ou ilimitado – o que pode ser uma ótima opção quando se trata de e-mail corporativo.
SAIBA MAIS: Política de email corporativo
Se você não quer gastar para ter mais espaço no Gmail, então, aqui estão algumas dicas para te ajudar a evitar o problema.
1. Exclua e-mails que não precisam de resposta
A maneira mais simples de liberar espaço no Gmail é excluindo uma grande quantidade de e-mails de uma vez.
Mas não estamos falando de qualquer e-mail, e sim daqueles que ficam nas abas de “Promoções” ou “Social”.
Geralmente, as mensagens que vão parar nessas abas não precisam de respostas e acabam facilmente se acomulando – principalmente se você costuma fazer muitos cadastros em redes sociais, lojas, aplicativos, etc.
Portanto, você pode excluí-los de uma vez, já que nem precisará respondê-los. Vá na aba que deseja apagar os e-mails – Promoções ou Social – e marque a caixa no canto superior esquerda para selecionar todas as mensagens e delete (botão de lata de lixo).
O problema desse método é que provavelmente existem mensagem que você deseja manter.
Logo, se você realiza muitas compras online, por exemplo, é bom manter seus recibos. Felizmente, existe uma maneira de separar apenas o que você precisa.
2. Observe os endereços de e-mails
Você pode observar quais são os e-mails que enviam assuntos importantes. Por exemplo, o PayPal costuma enviar seus recibos ou informações importantes através do “[email protected]”.
Assim que você identificar quais endereços de e-mail podem ser salvos, você poderá deletar todos os outros e-mails. Basta copiar e colar o e-mail na barra de pesquisa e salvar ou deletar – caso você prefira excluir os e-mails enviados por um endereço de promoções – tudo o que aparecer.
3. Limpe a sua lixeira
Depois de excluir centenas de e-mails desnecessários, você pode notar que o armazenamento não diminui. Embora você tenha jogado tudo no lixo, você ainda precisa esvaziar a própria lixeira.
Se você deixar e-mails na lixeira do Gmail, depois de 30 dias eles serão excluídos automaticamente. Porém, você precisa de espaço imediatamente, portanto, retire o lixo agora. Além de liberar armazenamento, você também poderá verificar se algo importante foi excluído por acidente.
Para fazer isso, vá até a barra lateral esquerda do Gmail, clique em “Mais” para expandir o menu se ele ainda não estiver exibindo todas as suas pastas de e-mail. Procure pela opção de “lixeira”. Assim que encontrá-la, vá para o topo da lista e clique em “Esvaziar lixeira agora”.
Lembre-se de que tudo o que está na lixeira será deletado, portanto, tenha certeza de que não enviou algum e-mail importante para ela.
4. Use o método de migração do “Gmail para o Gmail”
Se todas as suas mensagens do Gmail forem importantes e você não quiser perder nenhuma delas, poderá migrá-las para outra conta gratuitamente.
Para migrar e-mails de um Gmail para outra conta do Gmail, siga estas etapas;
- Crie uma nova conta do Gmail.
- Em seguida, vá para as configurações da antiga conta do Gmail da qual você deseja migrar e-mails;
- Agora, clique em “Encaminhamento e POP/IMAP” no menu superior e ative o POP para todos os e-mails e escolha “excluir cópia do Gmail”;
- Logo após, abra a nova conta do Gmail e vá para configurações. Selecione “Contas e importação” no menu superior. Clique em “Importar e-mail e contatos” no menu;
- Uma janela pop-up aparecerá na sua tela. Digite o e-mail do qual você deseja importar os arquivos de e-mail e clique em Continuar;
- Depois disso, outra janela será aberta para pedir sua permissão. Clique em “Permitir” e, em seguida, escolha as opções de importação e clique no botão “Iniciar importação”;
- Agora, espere o Google transferir todos os e-mails para sua nova conta.
5. Faça o backup com o Google Takeout
Para liberar algum espaço do armazenamento do Gmail, você também pode contar com o Google Takeout.
O Google Takeout é um sistema de backup nativo. Uma das suas utilidades é justamente arquivar os e-mails do Gmail em um formato de arquivo específico e salvá-los no local da unidade do sistema.
- Para fazer isso, faça login no Takeout;
- Clique na opção “desmarcar tudo” e selecione apenas a caixa de entrada do Gmail;
- Em seguida, escolha a frequência que o backup deve ser realizado, além de outras opções de personalização;
- Logo após, o processo de backup será iniciado;
- Finalmente, você vai poder fazer o download dos arquivos de email.
Outra forma de resolver o problema do Gmail sem espaço
Mesmo fazendo tudo isso você ainda não tem espaço suficiente? Bem, como já comentamos, o Gmail não é o único que consome o armazenamento oferecido pelo Google.
O Google Drive e o Google Fotos podem encher muito rapidamente se você fizer uploads de imagens e arquivos, mas existem algumas formas de você evitar que isso aconteça.
Google Fotos
Se você usar fotos, vá até as configurações e certifique-se de que a qualidade do upload esteja definida como “Alta qualidade” em vez de “Original”.
Sabemos que isso não é intuitivo, mas alta qualidade significa que as imagens serão compactadas no formato de imagem de alta resolução do Google, enquanto original significa que elas permanecerão na qualidade que você as tirou – que costuma ser melhor.
Você pode salvar quantas imagens quiser no Google Fotos, mas salvá-las na opção “Original” consumirá seu espaço.
Google Drive
Quanto ao Google Drive, é importante que você monitore seu armazenamento. Clique em “Armazenamento usado” no lado direito para filtrar por tamanho de arquivo.
Assim, se você quiser, existe a opção de pagar por mais armazenamento. O Google G Suite é composto por serviços de produtividade e pode ser adquirido em três opções diferentes de planos, sendo que dois deles possuem Google Drive ilimitado.
Fim do Gmail sem espaço?
Não é possível afirmar que o problema de Gmail sem espaço não tem como acontecer de novo, afinal, se as mensagens continuam a chegar e não são apagadas, uma hora ou outra o espaço de armazenamento será novamente esgotado.
Portanto, evite o máximo possível passar por essa situação. Aproveite as nossas dicas para começar agora mesmo a organizar sua caixa de entrada e apagar e-mails que não são necessários, além de verificar o Google Fotos e o Google Drive.
Da mesma forma, sempre que possível, esvazie as abas de “Promoções” e “Social”, exclua tudo da lixeira, e sempre que chegar um e-mail novo, o responda, armazene se for importante ou o exclua se não precisa dele.
Além disso, você também pode acabar com o problema do Gmail sem espaço contratando o serviço de email corporativo do Google através dos planos do Workspace.
Clique no banner abaixo para saber mais: