Google Meet ou Zoom? Qual é a melhor ferramenta de videoconferência?

Google Meet ou Zoom? Com o trabalho remoto em alta e adotado pela maioria das empresas ao redor do globo, as ferramentas de videoconferência são um assunto de extrema importância para as organizações.

Esses aplicativos nos permitem continuar trabalhando com nossos colegas “cara a cara” digitalmente, bastando uma boa conexão com a internet, um laptop ou, até mesmo um smartphone. 

Então, qual o mais adequado para você? Google Meet e Zoom são algumas das ferramentas de videoconferência mais populares e, por isso, mais comparadas. 

Se você está confuso ao decidir entre as duas, confira o nosso artigo!

O que é o Google Meet?

O Google Meet é o aplicativo de videoconferência do Google Workspace (anteriormente conhecido como G Suite). 

Você ainda pode ouvir as pessoas falando sobre seus nomes anteriores: Google Hangouts ou simplesmente “Hangout”.

Embora faça parte da plataforma de negócios do Google, é possível adquirir essa ferramenta separadamente.

Um fato curioso é que, durante a pandemia, em 2020, o Google Meet chegava a ganhar 3 milhões de novos usuários por dia!

Um pouco mais sobre o Zoom

Em contrapartida, o Zoom é uma ferramenta de videoconferência baseada na nuvem, usada principalmente para reuniões virtuais e webinars. 

Essa ferramenta também oferece chat, salas de conferência, um sistema de telefone, além de integrações com ferramentas de terceiros.

Google Meet ou Zoom: quais as diferenças?

Google Meet e Zoom são duas ferramentas de videoconferência utilizadas tanto por trabalhadores remotos, como por professores e estudantes.

Ambas permitem a conexão através de vídeo, permitindo que os participantes compartilhem a tela em uma variedade de dispositivos.

Assim, as duas oferecem praticamente as mesmas funcionalidades.

Então, quais são as principais diferenças?

Google MeetZoom
Possui versão gratuita?Sim (Reuniões de até 1 hora)Sim (Reuniões de até 40 minutos)
Investimento MensalA partir de $8 dólares por usuárioPlanos a partir de $14,99 dólares/usuário
Número de ParticipantesHospeda até 150 no Google Workspace EssentialsAté 100 no Plano Profissional
Limite de Tempo das ChamadasAté 24hAté 30h
PlataformasWindows, Mac, Android, iOSWindows, Mac, Android, iOS

O Google Meet e o Zoom estão disponíveis em uma variedade de planos por diferentes custos mensais, com alguns recursos disponíveis apenas com a contratação de determinados pacotes.

Você ainda pode conferir os planos completos do Zoom no site oficial. Os valores estão em dólar.

Por outro lado, o Google incentiva a aquisição do pacote Google Workspace – ele engloba uma série de aplicações úteis para o trabalho remoto e estudo, incluindo o Google Meet.

Google Meet ou Zoom: qual ferramenta tem as melhores funcionalidades?

google meet ou zoom

Logo abaixo, comparamos as duas ferramentas de videoconferência, de acordo com alguns quesitos importantes, tanto para quem vai utilizar para trabalhar, como para professores e alunos:

Praticidade

No quesito praticidade, o Google Meet leva a melhor, já que, diferente do Zoom, não é necessário instalar nenhuma extensão no seu navegador. Basta ter uma conta no Gmail.

Além disso, por ser uma das ferramentas presentes no Google Workspace, o Meet é integrado à agenda do Google (Antigo Google Calendar). 

Dessa forma, é possível marcar as suas reuniões e disponibilizar um link para os participantes.

Integrações

Em relação às integrações com outros aplicativos, o Google Meet é totalmente integrado ao Gmail, Google Agenda e Google Drive, bem como aos aplicativos do Microsoft 365, como Outlook. 

Dessa forma, você pode acessar suas reuniões diretamente de sua agenda, mesmo que essa agenda não seja do Google.

O Zoom também oferece integrações, incluindo os aplicativos do Google. Você também pode integrá-lo com o Microsoft OneDrive e Dropbox para compartilhar conteúdo.

Versões Gratuitas

A versão básica do Zoom está disponível gratuitamente, mas existem algumas limitações para esta opção. 

A principal delas é que você só pode hospedar reuniões de até 100 pessoas e reuniões de grupo podem ter até 40 minutos. Além disso, as chamadas não podem ser gravadas.

Em contrapartida, o Google Meet oferece um tempo relativamente maior para a versão gratuita: 1 hora, sendo possível hospedar também até 100 participantes. Também não é possível gravar as chamadas.

Interface

O Google Meet oferece alguns outros layouts diferentes:

  • Automático: função que permite ao Meet escolher o layout automaticamente.
  • Barra lateral: somente o palestrante ativo ou a apresentação será exibida em uma janela maior. Alguns participantes ficarão à esquerda, em janelas menores.
  • Destaque: a apresentação, o palestrante ativo ou o feed fixado preencherá a tela inteira.
  • Em mosaico: até 16 pessoas na tela quando ninguém está apresentando. Mas se uma apresentação for iniciada, ela aparecerá em um grande bloco e os participantes mais ativos aparecerão na lateral em blocos menores.

Com o Zoom você pode ter os seguintes layouts:

  • Visualização do palestrante ativo: alterna a grande janela de vídeo entre quem está falando com 3 ou mais participantes na reunião.
  • Visualização da galeria: Exibe miniaturas dos participantes, em um padrão de grade.
  • Janela de miniatura flutuante: permite minimizar a janela principal do app, mantendo uma janela flutuante de vídeo. É possível mover a janela de zoom pela tela ou até mesmo ocultá-la.
  • Organização de exibição de galeria personalizada: Permite arrastar vídeos para criar uma organização personalizada. Note que apenas você verá seu pedido personalizado

Google Meet ou Zoom, qual escolher?

Para algumas pessoas, o limite de chamadas de 40 minutos do Zoom pode ser muito restritivo. 

O limite de tempo de 60 minutos do Google Meet é muito melhor, já que muitas reuniões, aulas ou eventos duram mais ou menos esse tempo.

Você também pode não querer pagar US $ 15 por mês por uma conta Zoom Profissional.

Então, se você está procurando um serviço simples que permite entrar rapidamente em uma videochamada com colegas ou amigos e talvez compartilhar sua tela, você se sairá bem com o plano gratuito do Google Meet.

É claro que sempre há a possibilidade de evoluir para a versão paga caso ache necessário, ganhando uma série de apps, como o Apresentações, Drive, e Planilhas.

Então, ainda em dúvida sobre Google Meet ou Zoom? Conheça os planos do Google Workspace disponibilizados pela Hostbits e contrate o Google Meet dentro do pacote!

É só clicar no banner abaixo e tirar todas as suas dúvidas.